Existe muita informação a respeito da organização. Mas será que alguém ainda tem alguma duvida sobre o quanto ela é benéfica para nossa vida? Imagina uma vida sem organização!
Quantas pessoas se irritam por não achar algo, ou por demorar a encontrar alguma coisa? Quantos se sentem perdidos, sufocados e incomodados por estar em um ambiente tumultuado, bagunçado e, às vezes, até sujo? Quantos perdem compromissos e esquecem tarefas importantes? Quem já combinou algo e esqueceu de cumprir?
Sobrevivência e saúde
Organizar-se nos dias de hoje é uma questão quase de sobrevivência, uma vez que a desorganização interfere diretamente na saúde e contribui para os altos índices de stress e doenças da alma como a ansiedade e depressão.
A Radiestesia e o Feng shui são exemplos de ciências que já comprovaram as influências da organização nos vários aspectos da vida. O que eles tem em comum é o conceito de Einstein de que a matéria é feita de energia, e, assim como uma vibração invisível, somos influenciados por frequências, ressonâncias e vibrações.
É uma questão energética, quântica, sutil, subjetiva e invisível (que pode ser viagem para muitos pragmáticos!, mas que traz benefícios efetivos na saúde, no bem-estar, na harmonia e na paz para todos). O fato é que a gente simplesmente sente!
Credibilidade e produtividade
Além disso, a organização tem a sua influência: da emoção ao corpo, da credibilidade da imagem pessoal e profissional aos resultados concretos.
Não tenho dúvida que organização contribui para maior produtividade, eficiência e até mesmo credibilidade. Afinal, você confiaria sua contabilidade para uma pessoa desorganizada que trabalha em um escritório bagunçado? Eu não.
A organização caminha junto com a ordem, sem falar da limpeza. Em um contexto tão desordenado e caótico como o atual, não se organizar é se deixar levar pelo furacão das demandas, pressões e afazeres dos diversos papéis que desempenhamos na vida (e esquecer muita coisa na caminho!).
Equilíbrio emocional e paz
Organizar se, é, portanto, centrar se, enquanto se sabe exatamente aonde está cada coisa, o que precisa ser feito e como fazer. Essa organização contribui não só para um maior equilíbrio emocional como traz leveza e paz.
Quem se organiza atua como um maestro fluindo numa melodia que conhece previamente. Ao contrário de um malabarista desastrado que tenta dar conta de tudo e não encontra nada, se perde, atrasa, corre, sofre e faz os demais sofrer.
Tempo e estilo de vida
Agora, quer saber, um outro valor mais desejado na vida e que também é subjetivo? O tempo. Quem se organiza consegue usar mais e melhor o tempo. (os objetos achados rapidamente e a alta produtividade são algumas provas!)
Organização é um estilo de vida, uma atitude que precede uma decisão que acontece de dentro para fora. Quer se sentir leve e eficiente? Agora já sabe o que fazer.
Dicas para maior organização
