Reading:
Inveja: Como diminuir o olho gordo na sua equipe

Inveja: Como diminuir o olho gordo na sua equipe

25 de maio de 2017

Olho gordo e alma magra. O ambiente corporativo está cheio de talentos, competências, idéias inovadoras e…inveja. A causa principal desse infeliz fato que pesa o clima, intoxica relações e prejudica a própria empresa, é que por trás de tudo isso está o ser humano. E, como é natural em toda pessoa, existe a luz e a sombra.
Mas por que as pessoas sentem inveja e como evitar que ela faça parte da equipe?
A causa da inveja
É muito individual a causa da inveja, assim como sua dinâmica interna, mas no geral a pessoa que sente inveja se incomoda com a luz do outro e deseja ser ou ter o que é do outro, sem lutar ou se esforçar para isso. (ao contrário da ambição despertada pela conquista do outro que aciona a vontade de se esforçar mais e pagar todos os preços que envolvem a tal desejada conquista)
A inveja, por outro lado, se incomoda com o bem e, às vezes deseja também o mal do outro. A boa notícia (se é que se pode dizer assim) é que não é nada pessoal, mas como a parte sombria do nosso ser, é passível de ser trabalhada e integrada de forma mais saudável para a pessoa.
Mas como lidar com a inveja?
O melhor caminho é o autoconhecimento. Conhecer seus incômodos e descobrir suas causas é o primeiro passo. Se esse processo acontecer com a ajuda de um profissional, melhor ainda.
A psicoterapia ajuda a aprofundar nessas questões e revelar outras capazes de trazer luz a essa nossa parte sombria. É muito mais fácil falar do outro que visivelmente demostra seu incômodo com a promoção do colega ou com o elogio direcionado a outra pessoa.
É tão comum, que algumas pessoas passaram tinta branca na inveja para falar abertamente do seu desconforto com o próprio alvo. “É inveja branca dizem”. (tipo daquela que não chega a desejar o mal!).
Mas o processo de ajuda-Iluminação-evolução é olhar para si e entrar em contato com as vezes que sentiu inveja do outro. Você já sentiu inveja? Do quê? Entrar em contato com esse sentimento e assumir humildemente que já se incomodou com a luz do outro, ajuda a trazer luz para a sua própria sombra.
O primeiro passo é assumir e o segundo é buscar e entender a causa. Quando entende o por que se sente inveja, você pode fazer alguma coisa a respeito. Nem que seja ampliar sua própria luz, reconhecê-la para depois perceber que luz com luz é mais luz!
Você já acendeu a luz depois de ficar muito tempo no escuro? Então sabe o quanto incomoda! Fácil é julgar o outro! Entretanto, se quiser ajudar e evitar que a inveja faça parte da equipe seguem algumas dicas:
Feedback individual + perguntas poderosas
Você pode convidar a pessoa que mostrou sentir inveja a olhar para si e buscar reconhecer sua própria luz ou os espaços escuros que precisam ser iluminados. Para isso, existem as perguntas poderosas.
Quando um líder escuta um comentário invejoso de alguém da equipe, é importante que se converse depois sobre isso no particular.
Segue um diálogo exemplo de um gerente fictício chamado Luiz e que tem ótimo vínculo com sua equipe:
– Pedro, ouvi seu comentário sobre o João assim que ele ganhou a eleição do destaque da loja  e me senti muito incomodado, fico triste quando um membro da minha equipe não se alegra com a conquista do outro, você sabe o quanto eu prezo pela união da equipe e gostaria de saber mais do que está acontecendo com você. O que te levou a fazer aquele comentário?
Talvez, Pedro nunca tivesse dado conta da própria inveja. Talvez Pedro nem saiba a resposta, mas as perguntas quando feitas de forma habilidosa, assertiva ou amorosa levam Pedro a olhar para dentro e iniciar um processo de desenvolvimento interno.
Imagine se o gerente tivesse esse outro diálogo:
– Pedro, eu ouvi seu comentário invejoso sobre o João na hora que ele foi eleito destaque e eu não quero saber de pessoas invejosas na minha equipe. Ouviu? Pode parar com isso.
Imagine qual seria a reação e o sentimento de Pedro? Muito provavelmente ele se fecharia e ficaria com raiva também do seu gerente.
Reuniões com Desenvolvimento + reforço de valores
Reservar alguns minutos da reunião em grupo para passar um vídeo de desenvolvimento pessoa, um texto sobre autoconhecimento ou exemplos que reforcem valores como a união ajudam a aumentar a imunidade moral da equipe.
O líder que aproveita e cria oportunidades para falar sobre os valores , elogiar atitudes exemplares de ajuda e alegria pela conquista do outro é muito positivo.
No Magazine Luiza, por exemplo, alguns gerentes mais antigos tinham o hábito de colocar a música da vitória do Sena quando um colaborador ou quando a loja batesse meta. Já presenciei uma outra loja que fazia diferente, as pessoas começavam a bater palma assim que alguém ficava sabendo da notícia e as palmas de espalhavam no salão, ao ponto de alguns clientes começarem a bater palma também sem saber o que estava acontecendo. O clima era uma delícia.
Tocar sino, colocar música, bater palma, qualquer ação de celebração pela conquista do outro e do time contagia positivamente o clima e imuniza os comentários externos da inveja. Ela pode até estar se remexendo dentro da pessoa, mas silenciosa, ela perde força e a pessoa que a alimenta, ou se exclui ou, muitas vezes, o próprio grupo faz esse convite. Uma questão energética de sintonia!
Diálogo Individual + Coaching preventivo
Quando um líder conhece cada pessoa da sua equipe, ele pode descobrir os talentos de cada um e investir no seu desenvolvimento, certo? Muitos colaboradores podem nunca ter tido a oportunidade de se conhecer ao ponto de reconhecer sua própria luz, seus próprios talentos. Sendo assim, elogiar a pessoa de forma sincera e ajudar para que ela brilhe mais é um bom preventivo contra a inveja.
Ainda mais quando se elogia atitudes de reconhecimento espontâneo frente ao brilho ou conquista do colega. Isso é ótimo para o colega, para a pessoa que elogia, para o clima, para o resultado, para todos!
Desenvolvimento Pessoal em grupo
Empresas conscientes sabem o quando vale a pena investir em encontros de desenvolvimento em grupo.
A Elos 360 trabalha com isso há mais de 14 anos. Não só de forma preventiva, quando vai inaugurar uma loja, por exemplo, mas de forma interventiva, quando o clima de uma loja não está bom.
Quando todos da equipe param para olhar para si e resgatar princíios e valores essencias muita transformação acontece! Quando se conhece a dinâmica interna e entende o que está por trás dos conflitos, extenos ou internos, como a inveja, acontece uma amplliação de consciência e de repertório. Não só a pessoa aprende que ela é a maior prejudicada com aquele sentimento ou desejo como consegue aprender novas formas de agir.
Conhece pessoas que falam e desejam mal àqueles que dizem ser “privilegiados”, mas que, na verdade, ralaram muito para estar aonde estão? Estudos de psicologia social revelam que até a cultura que temos alimenta a inveja.
O desafio é grande, afinal, andar na contra mão do que é comum e “normal” não é fácil, mas vale a pena!



11 Comments
  1. Virginia Amaral
    26 de outubro de 2021

    Bacana demais esse artigo, estava pesquisando o assunto na
    internet e acabei achando esse site... Muito Legal!!!

  2. Mundo Feminino
    28 de junho de 2022

    Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

  3. Copper scrap baling
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap market trends analysis Sustainable copper refining Metal waste recycling plant
    Copper cable scrap transportation, Metal reprocessing facility, Environmental compliance in copper recycling

    Metal recovery yard services, Copper scrap inventory control, Recycling center for Copper cable scrap, Metal waste branding

  4. Iron disposal facility
    16 de fevereiro de 2024

    Metal waste recovery facility Metal scraps reclamation center Iron reclaiming services

    Ferrous metal market dynamics, Iron scrap resale, Metal recycling solutions yard

  5. Recycling iron waste
    2 de março de 2024

    Metal waste inventory Ferrous scrap reuse Iron scrap brokerage

    Ferrous material corporate social responsibility, Iron waste reutilization center, Scrap metal regeneration

  6. Iron scrap utilization services
    3 de março de 2024

    Metal scrap recovery and repurposing Ferrous salvaging Iron scrap repurposing

    Ferrous scrap recycling education, Iron scrap collection services, Metal waste recycling

  7. Iron scrap processing facility
    5 de março de 2024

    Metal recycling and disposal Ferrous material yard management Iron reclaiming depot

    Ferrous material recycling fleet management, Iron waste management, Environmental compliance in metal recycling

  8. Scrap iron transportation
    7 de março de 2024

    Scrap metal baling Ferrous recycling operations Iron scrap reclamation and recycling

    Ferrous metal reuse, Iron scraps recycling, Scrap metal collectors

  9. Iron scrap processing center
    14 de março de 2024

    Circular economy metal practices Ferrous material recycling community outreach Iron scrap processing equipment

    Ferrous material regenerating, Iron scrap reclaiming plant, Metal scrap sourcing

  10. Iron scrap collection services
    18 de março de 2024

    Scrap metal end-of-life management Ferrous material innovation insights Iron recycle center

    Ferrous scrap reclaiming, Iron scrap recovery center, Metal scrap baling

  11. медучреждение профилактической медицины
    13 de abril de 2024

    московский медицинский центр профилактики купить медсправку медицинскую задним числом справка медицинская для работы задним числом купить в Москве


Deixe um comentário

Related Stories

9 de agosto de 2018

Porque mudar a mentalidade é tão importante?

29 de junho de 2017

O que tira o sono dos gerentes?

Arrow-up