O clima organizacional é algo intangível, mas ao mesmo tempo extremamente importante nos modelos de negócio modernos (prefiro dizer mais conscientes!). Trata-se da percepção que o colaborador tem a respeito do seu ambiente de trabalho. Isso influencia diretamente na motivação de todo o time, refletindo na produtividade, atendimento ao cliente e até na forma com que as pessoas passam a enxergar a marca no mercado.
Mas existem algumas questões que podem ser altamente nocivas ao clima organizacional. Neste post vamos apontar alguns comportamentos e ações que precisam ser extintos para que o conceito e a filosofia da empresa não sofram desgastes. Confira estas 5 práticas tóxicas à sua empresa:
A missão, visão e valores não são claros ou definidos
Algo que pode fazer com que o clima organizacional acabe ou simplesmente não se estabeleça em uma empresa é a falta de uma filosofia bem definida. Os colaboradores precisam saber de forma clara quais são os objetivos do negócio e baseado em que a corporação existe, qual sua identidade e jeito de ser.
A definição do planejamento estratégico deve ser realizada de forma simples para a compreensão de todos e adequada ao ambiente de trabalho.
A missão, visão e valores não são vividos no dia a dia
Não adianta nada saber sobre a identidade da empresa ou ter uma placa de missão, visão ou valores na parede, se o líder não age de forma coerente, pelo exemplo.
Sim, começa de cima para baixo. Equipe é reflexo da liderança e um bom clima depende enormemente dessa relação.
Não dar importância para pesquisas de clima
Não faz muito sentido a implantação de uma cultura organizacional se os resultados esperados desse tipo de ação não puderem ser constatados.
“O que não é medido não é gerenciável”. Trace indicadores e acompanhe-os, mesmo que sejam qualitativos. Por mais que os indicadores quantitativos, como resultados financeiros, são, muitas vezes, resultados de um bom clima.
As pesquisas de clima entre os colaboradores precisam ser realizadas periodicamente, como forma de aferir se as orientações do ambiente, o estilo da liderança, a interação entre os colaboradores e a satisfação em trabalhar naquela empresa têm estado dentro das expectativas do clima organizacional proposto, ou quais mudanças estratégicas são necessárias.
Também não basta medir, é preciso interferir quando necessário. O Magazine Luiza, quando realiza sua pesquisa de clima, por exemplo, identifica quais lojas tiveram notas de clima abaixo da média para depois intervir com encontros de fortalecimento. Muitas vezes, é diagnosticado a fundo e de forma vivencial, junto com toda a equipe e suas lideranças. Após eliminado os ressentimentos e os conflitos do grupo, é iniciado um novo momento, com mais maturidade, aprendizagem e compromisso de novas atitudes.
As metas estabelecidas são irreais
Existe um fator que pode minar o clima organizacional em pouquíssimo tempo: as metas consideradas inalcançáveis.
A definição de objetivos produtivos para a equipe deve ser feita a partir de estudos bem embasados levando em consideração a capacidade operacional dos setores. Quando o colaborador não consegue visualizar o alcance dos resultados como algo possível, ele simplesmente se desmotiva e ainda pode contaminar outras pessoas por meio de críticas negativas à liderança. As consequências para a produção e para o clima organizacional podem ser gravíssimas — e até irreversíveis nesse caso.
As lideranças não condizem com o clima organizacional da empresa
É importantíssimo que um líder tenha bom conhecimento técnico para que exercite bem suas funções e dê tranquilidade para a sua equipe. Mas em um negócio que tem a pretensão de ter uma cultura organizacional bem definida, mais importante do que a competência operacional é a capacidade de liderar pessoas sendo exemplar na aplicação da filosofia cultural da empresa, mantendo um diálogo constante e bilateral com os colaboradores e oferecendo feedbacks reconhecendo vantagens e sugerindo melhorias. Tudo isso de forma clara, bem argumentada e amistosa.
Um líder que transmite prepotência e foco apenas em números pode acabar com todo um trabalho de implantação de um clima organizacional, principalmente em função do distanciamento que o colaborador cria com a cultura da empresa, passando a enxergar o seu trabalho apenas como uma forma (desagradável) de ganhar dinheiro para se sustentar.
Deseja compreender ainda mais a respeito da implantação de uma cultura organizacional em um negócio? Então não deixe de baixar nosso e-book “10 atitudes para fortalecer uma cultura de princípios”. Trata-se de uma leitura bastante enriquecedora para líderes que desejam tornar o ambiente empresarial mais agradável aos colaboradores talentosos e aumentar a produtividade do negócio.
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