Reading:
Espírito Santo: mais uma verdade inconveniente

Espírito Santo: mais uma verdade inconveniente

9 de fevereiro de 2017

Que o mundo tem revelado sua sombra, não tenho a menor dúvida. Mesmo as pessoas de poder que direcionam o caminho da nossa sociedade estão sendo punidas! Banqueiro preso, políticos presos, ex-presidentes quase lá, grandes empresas desmascaradas e notícias de corrupção espalhadas mais do que poeiras ao vento! Triste, mas no fundo, confortante! Dê um leve sorriso quem se alegra quando a justiça se faz cega para aqueles que tem “poder” e os pune “como se fossem” cidadãos comuns. A verdade é, que pela visão sistêmica, somos todos seres de um mesmo sistema que segue os mesmos princípios essenciais. (e quando não os respeitamos, todos pagamos o preço!).

O que acontece?

O modelo mental sistêmico revela nossa interdependência e co-responsabilidade pela cultura que construímos. Quando as pessoas estão alinhadas com uma bússola moral e agem de acordo com princípios, elas agem no seu melhor e todos ganham. Entretanto, ficam imunes ao conformismo anestesiante daquilo que é normal para a sociedade. Para mim, chamar alguém de normal chega a ser doentio e ofensivo, infelizmente! Ficou normal ver líderes, escolhidos para representar o povo (e que deveriam ser exemplos e servir a um bem comum), envolvidos em escândalos morais e presos por corrupção.
A crise e o caos que vivemos revela o que o filósofo Edgar Morin já dizia anos atrás: “já passou o tempo de se revisar a kilometragem da sociedade”. Estamos atrasados… a tecnologia avançou enorme e rapidamente, enquanto a humanidade engatinhava e caía devido a sua fraqueza moral!

Espírito Santo

Li hoje um texto de Sérgio Oliveira, um teólogo e psicólogo, que escreveu sobre a situação em Espírito Santo. Uma outra realidade assustadora, dessa vez, daqueles que são a maioria e estão na base da pirâmide social (por isso, com um outro tipo de poder – de validar ou transformar uma cultura.)
Vamos imaginar que o topo está a liderança estratégica, no meio a liderança tática e na base a equipe. A greve da polícia federal, no Espírito Santo, seria a greve das lideranças táticas, ou chefias que tem como foco manter a ordem, o controle e as regras estabelecidas. De acordo com Sérgio, quando a policia saiu de cena, o que se viu foram cidadãos comuns realizando saques em lojas e supermercados. (sabe aquela cena quando o gerente sai de cena?).

Isso revelou não só o caos ético e moral que se encontra o nosso país, mas a sombra da nossa própria cultura social. “Quando a polícia se torna a regra de conduta das pessoas, o instrumento de controle que as impede de cometer crimes percebe-se a falta de consciência ética e moral. Retirada a polícia vem à tona o desejo latente de um povo corrupto. Idiotice pensar que só políticos são desonestos, tendo oportunidade, muitos se tornam criminosos”. A conclusão de Sérgio foi a seguinte: “Se precisamos de polícia para sermos honestos, somos uma sociedade de bandidos soltos!”

A sombra
A sombra nos mostra que temos dentro o que julgamos fora. A corrupção, a mentira e a maldade fazem parte da sombra, mas não é a maioria. Não somos todos bandidos.(esses são os que mais aparecem na mídia!). Assim como não foi a maioria da população do estado do Espírito Santo que roubou e promoveu o caos!
Atos sombrios são acionados por uma mente que é acionada pela sombra, mas às vezes ela também é acionada pela luz. Escolher agir pela nossa luz ou pela nossa sombra é o maior poder transformador que temos (e é individual, por mais influenciada que seja pelo coletivo). Um caminho luminoso para lidar com as sombras escondidas pelas nossas defesas inconscientes é investir no mundo interno e fortalecer os princípios e a bússola moral que cada um carrega em seu sistema. (muitas estão desorientadas por gerações!)

A luz

Quando se amplia a consciência e começa se a enxergar de forma sistêmica, a luz se expande e a mente passa se orientar pela essência e não pelo ego. Em outras palavras, vê-se parte de um todo, e, por isso, busca-se o bem comum e não os interesses individuais.
Educação, cultura, desenvolvimento pessoal, relações éticas e colaborativas e compassivas, espiritualidade (não religiosidade) e sustentabilidade são essenciais para se um criar um novo modelo mental, uma nova cultura e um futuro diferente do que estávamos assistindo (muitas vezes, passivamente pelos canais da mídia e redes sociais)
A verdade inconveniente é que “não são eles”, “o problema não está lá fora” ou “isso não tem nada a ver comigo”. Todo o caos, crise ou sofrimento nos revela a ignorância do modelo mental social e a anorexia espiritual (uma vez, que somos apenas inquilinos desse corpo, vivendo uma rápida experiência humana). Quando faço mal a alguém, também faço mal a mim mesmo! O mundo precisa de uma grande revisão ou resgate, precisa de amor! As bases que constroem a sociedade estão ruindo e revelando nossos vazios e nossas sombras.
Em outras palavras, é preciso transformar o mundo interno, resgatar e fortalecer princípios e valores essenciais para se construir novos sistemas. A mudança de cultura, seja social, empresarial e familiar é o antídoto para o vírus moral que assola a humanidade. Os alarmes já não soam urgentes, assim como as notícias que recebemos não são mais alarmantes. Essa é a pior doença, de acordo com Roberto Crema, a normose. Recebemos diariamente uma alta dose de informações que banalizam a realidade. O inconveniente é que a necessidade de transformação é urgente, assim como um movimento 360 para uma grande evolução. (já que as revoluções passadas nos mostram tão eficazes!)
Por onde começar? De dentro para fora e depois em cada relação e sistema dos quais fazemos parte. Esqueçam a bandeira de mudar o mundo, costurem a ideia do eu e eles, integrem os diferentes! A mudança começa aqui dentro, começa agora, começa comigo e com você, juntos!



10 Comments
  1. MisterSaude.com
    30 de junho de 2023

    Trabalho com todos os PLANOS de saúde:
    Individual, Familiar, Empresarial, ADESÃO
    Ofereço sempre as melhores opções,
    mas faço o Plano de saúde que a pessoa quiser
    CUBRO QUALQUER OFERTA DA CONCORRÊNCIA
    Vamos negociar?
    Está precisando de um novo Plano de saúde?
    Migração?
    Precisando de um Plano melhor?
    Reduzir custos ?
    Vai mudar para outro Estado?
    Quer fazer um Plano de saúde para uma pessoa que mora
    em outro Estado?
    É Funcionário Público?
    É um Profissional Liberal?
    E Autônomo?
    É Estudante?
    É Empregado ?
    É Empresário?
    Está desempregado, mas pode pagar um Plano de saúde
    mais barato?
    Acesse https://www.mistersaude.com

  2. kevin
    12 de julho de 2023

    É notável o seu empenho em fornecer informações de
    qualidade e relevância para os seus visitantes. Entretanto,
    sabemos que nem sempre é fácil alcançar novas pessoas e
    expandir o alcance do seu conteúdo. Já imaginou seu Site
    recebendo Centenas de Visitas Reais Todos os Dias? Por
    isso, incentivamos você a conhecer o ( TrafegoPago . App
    . Br ), pesquise no Google e Experimente um Teste Grátis
    com 100 Visitas únicas. É uma estratégia eficaz para
    alcançar novos públicos e aumentar a visibilidade do seu
    trabalho.

  3. Copper scrap supply chain
    16 de fevereiro de 2024

    Copper scrap audit Copper scrap weight measurement Scrap metal value evaluation
    Copper cable scrap shredding, Metal recycling methodologies, Export procedures for Copper scrap

    Scrap metal management, Copper scrap industry networking, Copper cable separation techniques, Metal recovery industry

  4. Iron waste reclamation services
    16 de fevereiro de 2024

    Scrap metal quotations Metal recycling depot Scrap iron management

    Ferrous metal processing plant, Iron scrap management services, Scrap metal recycler

  5. Iron scrap repackaging
    1 de março de 2024

    Metal recycling depot Ferrous scrap sorting Iron scrap recovery and reclamation

    Ferrous material recycling partnerships, Iron scrap reclamation and repurposing, Metal reclaimer

  6. Iron and steel recovery
    4 de março de 2024

    Metal scrap sustainability Ferrous material waste compaction Iron scrap residue

    Ferrous metal storage, Iron scrap recovery facilities, Scrap metal reclamation yard collection

  7. Iron recovery and recycling center
    5 de março de 2024

    Metal recovery and reclamation yard Ferrous scrap treatment Iron scrap trade regulations

    Ferrous metal market, Iron reclamation and repurposing, Scrap metal utilization

  8. Iron scrap recycling best practices
    11 de março de 2024

    Metal treatment services Ferrous material brokering Iron recuperation

    Ferrous material recycling technology developments, Iron and steel reclaiming facility, Metal scrap recycling and recovery

  9. Iron scrap remanufacturing
    16 de março de 2024

    Metal scrapping services Ferrous material recycling trade associations Iron waste management center

    Ferrous material residual waste, Iron scrap sales, Metal scraps reclamation facility

  10. Iron and steel scrapping services
    17 de março de 2024

    Metal reclaiming and recycling center Ferrous scrap carbon footprint Iron scrap recovery

    Ferrous metal scrap reprocessing, Iron and steel waste management, Metal scrap reuse


Deixe um comentário

Related Stories

8 de março de 2020

O que é ser feminista?

Arrow-up