Reading:
Por que o Magazine Luiza é um case de sucesso em Harvard?

Por que o Magazine Luiza é um case de sucesso em Harvard?

30 de janeiro de 2017

Varejista com mais de 22 mil colaboradores e mais de 740 lojas chamou a atenção da instituição de formação empresarial mais importante do mundo por ter crescido seu faturamento em 415% em 10 anos.

Todos nós gostamos de casos de sucesso sabe por que? Porque eles estimulam a nossa curiosidade e nos trazem altas doses de inspiração. Quando sabemos que é possível conquistar determinada coisa, transformamos nossas próprias crenças e nos posicionamos de forma mais positiva diante de grandes transformações.
Mas afinal, como uma rede de varejo que teve início em Franca, no interior de São Paulo, foi parar na Harvard Business School, a instituição mais conceituada de formação em administração do mundo? Veja AQUI o artigo sobre o case no site oficial da instituição (em inglês).
A resposta é: cultura organizacional. Ou seja, o Magazine Luíza ganhou essa posição de destaque mundial graças a uma série de valores e princípios compartilhados que, quando instituídos na empresa, orientam o jeito de ser e de se relacionar entre membros da empresa. Sim, membros, porque ‪há 14‬ anos prestando serviços para essa empresa, posso lhe dizer que ela é uma empresa viva e tem algo que gosto de chamar de alma. ‬‬
Assim como um ser humano, a empresa também não é perfeita e seus membros cometem erros, e até aí, não há nenhum problema. Seus acertos são maiores e percebidos de fora, e seu principal diferencial, percebido por dentro. É inspirador ver a busca pelo certo e pelo novo, a ousadia de fazer diferente, o estímulo pelo olho no olho, pela verdade e transparência, assim como a valorização das pessoas, o construir junto, a celebração de conquistas e reconhecimento dos destaques. A lista de valores essenciais continua. E quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que estimula o melhor de cada um e a busca o ganha-ganha?
Mas, como é a cultura organizacional do Magazine Luíza?
Cultura se faz de cima para baixo através do “cérebro-gestor”, o empreendedor, o proprietário ou o CEO (chefe). Neste caso, essa história bacana começou lá atrás com a mente de uma grande líder, a Luiza Helena, assim que assumiu a empresa de sua tia, D. Luiza.
Numa época departamentalizada, onde cada um ficava no seu quadrado fazendo as tarefas que lhes eram atribuídas, Luiza quebrou paredes e horizontalizou relações, criando uma política de portas abertas com simplicidade, abertura ao diálogo e foco no fazer acontecer.
A prática sempre esteve a frente da teoria e a ética a frente dos resultados. Quantas vezes presenciei o direcionamento para falar a verdade ao cliente, não embutir serviços e buscar um lucro saudável.
Nestes últimos anos, foi levantada uma bandeira dos inegociáveis – uma forma de não abrir mão dos princípios que buscam o bem comum e um crescimento com alma. A cultura, no caso do Magazine Luíza, começou de dentro, inspirada pela personalidade da Luiza e foi, aos poucos, sendo institucionalizada de forma orgânica e transparente.

Luíza Helena

Como é por dentro do Magazine Luíza?
Lá não se vê placas de missão, visão e valores na parede – tão comum em empresas comuns. Frases como o hino da empresa e do Credo ilustram fragmentos da “alma” da empresa, foi repassada com comunicação interna e exemplos. Falando nisso, e, sabendo do quanto líderes são guardiões multiplicadores da cultura, investimentos no desenvolvimento e ampliação de consciência são feitos periodicamente, assim como rtabalhos de fortalecimento de cultura e clima – preventivo e interventivo.
O valor pela colaboração e democracia criou o conselho de colaboradores e a regra de ouro ficou registrada atrás dos crachás, e lembra as pessoas para fazerem aos outros o que gostariam que fizessem a elas próprias.
Sei que na teoria tudo parece fácil, mas é impressionante como a prática, cada vez mais, tem provado que vale a pena investir em valores e princípios essenciais, não só por se tornar modelo mundial e exemplo na Harvard Business School, mas porque dá resultados – quantitativos e qualitativos e é bom para todos!
Além de estar sempre a frente da cultura organizacional, Luiza Helena gosta de passar o conhecimento à frente e está disposta a compartilhar com seus colaboradores e parceiros o que aprende e descobre. Quem já trabalhou lá deve se lembrar das fitas cassetes e dos encontrões memoráveis. Hoje, com o passer do tempo e com o avanço da tecnologia, vieram as tvs e as rádios corporativas, um rápido crescimento, uma abertura de capital e novas estratégias.
Atualmente, a cultura do Magazine Luiza está nas mãos do novo presidente: o filho da Luiza Helena, Frederico. O desafio de gerir uma grande empresa varejista com mais de 22 mil colaboradores e 700 lojas, torna-se também a promessa de manter a essência dessa cultura de princípios que, na verdade, não é personalizada ou exclusiva da Luiza Helena, mas pertencente a todos os profissionais que se sentem parte de um Todo, se orientam por ética e empatia e buscam o bem comum dentro e fora do seu ambiente de trabalho.
O desafio da cultura de princípios na era digital
Na cultura de princípios os líderes e colaboradores têm a certeza de que a verdade liberta e que a integridade junto com a transparência constróem relações de confiança. Uma cultura de princípios ajuda a fortalecer a alma da empresa, faz cada um se sentir parte de uma grande família e incentiva todos a dar o seu melhor.
É neste ambiente que Frederico agora tem o desafio de manter as raízes com um novo posicionamento digital, que faz o mesmo convite “vem ser feliz”, mas de forma diferente. Dessa vez, a empresa convida à ser feliz de várias formas, em múltiplos canais e plataformas.
O trabalho de crescer digital e com alma é árduo e continuo e o primeiro cliente é o interno – o colaborador. No meu ponto de vista, as estratégias adotadas nesta era digital estão sendo bem sucedidas e o desafio do Fred (assim chamado) foi aceito por suas lideranças e colaboradores. Não é a toa que a empresa é, ainda, uma das melhores para se trabalhar no Brasil. Espero e contribuo, assim como os demais, para que seja assim por muito tempo!



12 Comments
  1. Jéssica Cristina dos Santos
    3 de julho de 2020

    O magazine Luiza é uma empresa que pensa nas pessoas ,isso difere muito de outras pois a dona sempre teve ética nunca aceitou coisas erradas sempre promove pessoas capacitadas para ensinar ,em meio pandemia não demitio se quer 1 funcionário ainda depositou um valor pra quem iria ser contratado antes da pandemia(vendedores projeto store in store ela é humana demais e sempre está na frente em relação a tecnologia.

  2. Joaquim pedro
    3 de julho de 2020

    A base do crescimento da empresa consistente em não perder a essência. Gente que gosta de gente, que ama o que faz!

  3. Mundo Feminino
    29 de dezembro de 2022

    Oiii tudo bem? Espero que sim :)
    Adoreii seu artigo continue assim!
    Sucesso.

  4. Challenges in Copper scrap recycling
    15 de fevereiro de 2024

    Copper wire scrap buyers Copper scrap material reclamation Scrap metal export regulations
    Copper cable scrap management, Scrap metal reutilization and recycling, Copper anode recycling

    Scrap metal tracking systems, Copper scrap pricing strategy, Copper cable scrap industry, Metal reclamation process

  5. Iron waste processing center
    16 de fevereiro de 2024

    Metal waste reduction strategies Metal reclamation site Iron resource recovery

    Ferrous material connections, Iron scrap storage, Metal recycling best practices

  6. Iron waste reprocessing
    2 de março de 2024

    Metal reclaiming and utilization center Ferrous material baling Iron scrap recovery and reclamation

    Ferrous waste disassembling, Iron reclaiming, Metal byproduct utilization

  7. Iron reprocessing
    3 de março de 2024

    Metal reclamation and salvage Ferrous material community engagement Iron scrap storage services

    Ferrous material recycling productivity, Iron and steel reuse, Resource conservation in metal scrap industry

  8. Iron scrap reclaiming operations
    6 de março de 2024

    Metal processing services Ferrous salvage Iron waste recycling and salvage

    Ferrous scrap reclamation, Iron recovery, Metal recycling and recovery center

  9. Iron scrap pricing
    11 de março de 2024

    Metal residue utilization Ferrous metal industry analysis Iron scrap reprocessing solutions

    Ferrous material record keeping, Iron and steel scrapping and reprocessing, Scrap metal refurbishing and recycling

  10. Iron scraps reclamation center
    16 de março de 2024

    Scrap metal reclamation and recovery Ferrous material financials Iron reclaiming depot

    Ferrous metal compaction, Iron scrap reclaiming strategies, Scrap metal purchasing

  11. Iron scrap reclaiming yard
    18 de março de 2024

    Metal recovery and repurposing services Ferrous waste disassembling Iron recovery and recollection

    Ferrous material sterilization, Iron scrap inspection, Metal waste reprocessing center

  12. официальная медицинская клиника профилактики и диагностики в Москве
    13 de abril de 2024

    многопрофильная клиника комбинированного типа купить справку из больницы задним числом официально купить медсправку задним числом


Deixe um comentário

Related Stories

18 de novembro de 2016

O segredo de líderes que desenvolvem equipes

25 de março de 2016

Para que cuidar do clima organizacional?

23 de maio de 2018

Por que o RH precisa implorar para os donos investirem em pessoas?

Arrow-up