Alugar um escritório, contratar os primeiros funcionários, criar um bom planejamento estratégico. Parece que todo empreendedor segue a mesma cartilha na hora de criar o seu negócio. Mas será que só isso basta para ter uma boa empresa? Bem, hoje em dia não. Para as novas gerações, as marcas precisam ir além da já conhecida trinca missão, visão e valores e precisam encontrar algo maior: um propósito.
Agora, como encontrar esse propósito, como ele pode influenciar positivamente a cultura da sua empresa e os seus números e porque é necessário ir além do planejamento estratégico básico, são pontos que você precisará ler nesse post para entender melhor. Preparado? Então vamos lá.
Como ir além da missão, visão e valores, através do propósito?
Quando pensamos nos clássicos missão, visão e valores de uma marca, pensamos no motivo que levou uma empresa a existir, onde ela deseja chegar e o que ela pensa a respeito de si mesma e de seus produtos.
No entanto, tudo isso sempre foi visto e planejado de forma apenas estratégica, fria e muitas das vezes de maneira diferente daquela que os criadores da marca realmente pensam. Ou seja, isso é um modelo de empresa que ainda não encontrou seu propósito, sua alma ou razão de existir. São empresas que nem tem ou tem apenas a missão, a visão e os valores, em quadros pendurados nas paredes.
A missão de uma empresa é como ela vai chegar no seu propósito. Algumas empresas tem o propósito no que faz, ou melhor, na sua atividade fim, seja um produto ou serviço. Por exemplos, empresas que oferecem produtos que fazem o bem para o cliente, contribuem para a sociedade e não prejudicam o meio ambiente. Outras, por sua vez, podem ter o propósito no como, ou seja, na forma com que se relacionam com seus colaboradores, clientes, parceiros, comunidade e planeta. Um relacionamento 360 que busca o bem comum. No caso destas empresas que não o propósito no o que faz, mas no como faz, a missão se torna ponte ou um meio de realizar o propósito. Está claro?
Quando se fala de propósito, refere-se no para que uma empresa existe. E, se ela existe apenas para dar lucro à uma minoria as custas de uma maioria onde todos pagam um preço caro, este tipo de empresa nem merece existir, muito menos crescer. Empresas sem alma, muitas vezes, tem lideranças indiferentes, gananciosas e sociopatas.
Mas o que é propósito?
Dinheiro e resultado financeiro são essenciais para a vida de uma empresa, assim como oxigêncio é essencial para a nossa vida. Mas será suficiente apenas respirar? Para que preciso do oxigênio? Se não tiver um propósito maior na vida, de que adianta aumentar o nível de oxigênio!
Qual será a razão de viver? Este é o propósito. O Para que, o “golden circle”.
Como encontrar o propósito?
Dizia o velho poeta Mário Quintana que “a resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas”, por isso, ao invés de ir direto para uma resposta, que tal fazer algumas perguntas que podem te ajudar na busca pelo propósito.
Você já ouviu falar em Ikigai? Então mergulhe nesta filosofia japonesa que ajuda a encontrar a razão de ser. Quer uma ajuda mais personalizada? Conte com a Elos 360 😉