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Medo no ambiente de trabalho: 4 formas de superá-lo!

Medo no ambiente de trabalho: 4 formas de superá-lo!

7 de maio de 2016

As relações humanas são extremamente complexas. E, no ambiente corporativo, as pessoas devem interagir e trabalhar em conjunto para o sucesso das atividades — entretanto, muitas vezes isso não acontece. Conflitos e desentendimentos ocorrem, e, como consequência, um clima de intriga, negatividade e medo podem contaminar o ambiente.
E uma equipe contaminada por uma sensação de desconfiança se sente oprimida, desmotivada e estagnada. Isso pode acabar minando a produtividade e o desempenho do profissional. Nesse contexto, cabe ao gestor analisar e identificar os problemas e pensar em soluções práticas para estimular o ânimo entre os seus colaboradores.
Para superar esses desafios, vamos explorar neste artigo 4 formas de vencer o medo no ambiente de trabalho. Continue lendo!

1. Foque no desenvolvimento individual

O líder de uma equipe tem como função principal motivar e direcionar pessoas para o aumento de suas performances. Um profissional estressado pode estar sob pressão e não conseguir entender o que sente ou enxergar soluções para seus dilemas no trabalho.
Considere sua equipe como patrimônio da sua empresa e aposte em capacitação. É mais fácil e barato qualificar uma pessoa que já faz parte da equipe do que recontratar outra. E, em troca, o funcionário se sente valorizado.
Investir em programas de desenvolvimento para sua equipe traz novos ares e metodologias para o ambiente de trabalho, estimulando os indivíduos a sair da zona de conforto, fazendo com que se arrisquem e tenham atitudes mais pró-ativas. Incentive o ambiente de colaboração e troca mantendo-se constantemente receptivo ao que seus funcionários tem a dizer.
Caso você sinta que eles não tomam essa iniciativa sozinhos, procure-os e peça por suas opiniões e sugestões. Convide-os a participar dos processos da empresa e tomada de decisões. É crucial, também, não ter medo de ouvir o que eles têm a te dizer. Através do fortalecimento individual de cada um dos seus colaboradores, eles se sentirão realmente parte de algo maior e entenderão que suas contribuições são válidas e importantes.

2. Incentive a participação

Ajudar sua equipe a fortalecer e desenvolver o lado pessoal é essencial, entretanto, um time onde apenas um aponta o caminho para todos pode não gerar os resultados mais frutíferos.
Os colaboradores muitas vezes tem excelentes ideias porém, por algum motivo, não se sentem convidados a opinar e podem se sentir subestimados. O líder precisa encontrar uma forma de trabalhar e estimular os funcionários a contribuir ativamente, exaltando o fato de que o ponto de vista de cada um deles é importante.
Colaboradores que se sentem mais valorizados e solicitados trabalham de forma pró-ativa e com entusiasmo, pois entendem que seu papel no time tem valor assim como o de todos.

3. Invista na cultura da empresa

Os colaboradores precisam compreender de forma muito clara o conjunto de crenças, valores éticos e morais, políticas internas e externas e hábitos da empresa. Somente por meio desse entendimento eles poderão ajustar suas atitudes de acordo e crescer junto com a organização.
Portanto, o líder deve se certificar que os colaboradores entendem o propósito e os princípios da empresa. Valores como verdade, respeito e transparência devem ser cultivados e reforçados diariamente para que todos trabalhem em harmonia e clareza. Desta forma, a empresa pode crescer com a contribuição de todos.

4. Estabeleça uma comunicação habilidosa e assertiva

Um bom líder é um bom comunicador. Isso não diz respeito necessariamente a habilidade de falar bem em público, mas com a capacidade de ser claro e conciso ao se expressar.
A assertividade é uma habilidade muito importante a ser desenvolvida a fim de se alcançar um discurso objetivo e transparente. Entretanto, deve-se tomar cuidado para evitar a agressividade. Um líder precisa aprender a se comunicar com empatia, praticando a comunicação não violenta, se colocando no lugar do liderado. Muitas vezes, o medo é gerado internamente no ambiente de trabalho, sendo estimulado pelo próprio gestor.
O medo é um sentimento instintivo humano, e ele é inevitável. Entretanto, cabe ao líder observar se ele não está alimentando inseguranças e contribuindo para limitar as potencialidades da equipe.
E então, de que maneiras você lida com o medo no trabalho? Compartilhe suas ideias e aproveite para ler mais sobre liderança no ambiente de trabalho!

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