Os colaboradores e a cultura da empresa devem caminhar lado a lado, certo? As empresas contam com seus profissionais para defender seus pontos de vista e utilizam suas culturas para unificar toda a equipe.
Esse é um equilíbrio delicado e contratar profissionais que têm valores contrários aos da sua empresa pode prejudicá-lo e até parar o progresso do negócio. Você pode encontrar o colaborador mais qualificado do mundo, mas, se ele não se encaixar com a cultura da empresa, não permanecerá no quadro por muito tempo.
Com isso em mente, aqui estão 5 maneiras de avaliar o perfil cultural de um candidato durante o processo de contratação:
Observe como ele interage com os outros
Muitas empresas dependem de um entrevistador para avaliar um candidato, mas isso acaba tornando mais difícil perceber o seu potencial cultural. Se o entrevistador e o candidato simplesmente conversarem antes da contratação, dificilmente a identificação será realizada de maneira eficaz.
Tente criar dinâmicas em que os candidatos possam interagir com outros colaboradores, como maneira de perceber o potencial de unidade com a equipe.
Deixe-o falar
Questões sobre assuntos diversos e menos técnicas dão a oportunidade de que o candidato exponha seu ponto de vista de uma forma mais natural. Situações hipotéticas criadas pelo entrevistador podem ser utilizadas para essa finalidade.
Pergunte sobre seus valores pessoais, sua visão de mundo, propósito de vida, sonhos, o que mais gosta de fazer, o que o deixa feliz, entre tantas outras perguntas profundas. Peça para contar situações vividas e como ele se saiu. Procure certificar se é uma pessoa íntegra ou segue o modelo social do ter acima do ser!
Compare-o com seus melhores profissionais
Como uma entrevista de emprego é uma situação profissional, a maioria dos candidatos vão tentar disfarçar sua personalidade, por razões óbvias. Não será fácil ver logo de cara quais são as suas verdadeiras paixões ou como ele age sob pressão.
Uma forma de resolver esse problema é comparar interesses, preferências, experiências e outras situações-chave com a dos colaboradores que mais se encaixam na cultura da empresa.
Pergunte o que ele sabe sobre a cultura da empresa
Um candidato bem preparado já deverá ter se inteirado sobre a missão, visão e valores do empreendimento antes da entrevista. Por isso, pergunte o que ele leu sobre a empresa.
Se o entrevistador perceber que o candidato descreve os valores da corporação de uma forma empolgada, é provável que ele esteja interessado em mais do que apenas um salário. Se ele não se preocupou em pesquisar, ou até tem o conhecimento desses valores, mas trata como uma informação irrelevante, é um sinal de que dificilmente se adequará à cultura da empresa.
Certifique-se de que a cultura da empresa está claramente definida
Os colaboradores sabem qual é a cultura da sua empresa? Se não, problemas ocorrerão durante o processo de contratação. Se nem todos concordam sobre as definições da cultura da organização, então provavelmente o pessoal do recrutamento não entrará em um consenso sobre quais candidatos têm o perfil mais adequado.
É necessário que todos estejam alinhados nesse aspecto. A cultura da organização deve ser clara e os colaboradores em todas as áreas devem saber exatamente quais são os valores da empresa e qual é a impressão que ela deseja passar para seus clientes e fornecedores.
As empresas devem ter um ambiente imersivo em que os colaboradores estejam felizes em trabalhar. Reter funcionários significa que você terá que contratar menos e, consequentemente, ter menos perdas financeiras.
Quer saber ainda mais sobre processos de recrutamento mais adequados para seu negócio? Converse com a Mônica Santos, nossa consultora especialista no assunto!