Reading:
Líder: por que ele é o exemplo multiplicador da cultura empresarial

Líder: por que ele é o exemplo multiplicador da cultura empresarial

3 de fevereiro de 2017

Que o líder precisa ser exemplo, todos nós já sabemos. Agora, que ele é um portador e multiplicador da cultura da empresa entre os colaboradores e todos os envolvidos, nem todos sabem. O líder é quem carrega o DNA da empresa e o espalha através do seu exemplo, por isso, a ação significa muito mais do que as palavras em termos de influência.
Somente quem conhece a importância da cultura da empresa e o desafio de manter sua identidade sua alma é que reconhece o quanto é vital esse papel do líder. Além de disseminar a cultura como sementes em terreno fértil e ajudar a engajar toda a equipe para internalizar, cultivar e praticar esses princípios e valores no dia a dia, o líder também é responsável em retirar as ervas daninhas ou os comportamentos tóxicos que desvirtuam da cultura original e criam sub-culturas em sub-grupos.
Como diz um famoso ditado: “As palavras comovem, mas os exemplos arrastam”.

Não só de exemplo vive um multiplicador de cultura

É claro que ser exemplo é o começo e a base, mas o líder precisa muito mais do que isso para exercer o seu papel. É necessário saber a maneira mais efetiva de comunicar, orientar, alinhar, desenvolver e acompanhar para que a cultura seja mantida e a bússola moral preservada e apontada para o bem comum da empresa.
Veja abaixo 5 atitudes que ajudam um líder a ser um multiplicador da cultura organizacional:
Comunique
A cultura organizacional é o conjunto de princípios, valores, crenças e hábitos compartilhados por todos que fazem parte da organização. Comunicar essa cultura é essencial para mostrar como agir no dia-a-dia para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Dizer claramente o que é essa cultura e esse jeito de ser é um primeiro passo que precisa ser repetido constantemente. Lembre-se que a melhor forma de comunicar algo é por atitudes!
Oriente
Muitas vezes a comunicação não é suficiente, é preciso explicar por exemplos, orientar como funciona, esclarecer o que se espera. Trazer para o concreto e para a realidade do dia a dia. Dê exemplos reais, conte histórias, fale claramente o comportamento não aderente e o comportamento aderente à identidade da empresa.
Cada um é cada um, a forma que o líder orienta uma pessoa mais visual precisa ser diferente de como orienta uma pessoa auditiva. Para melhor orientar, é preciso conhecer a fundo o seu interlocutor. Uma dica é usar uma comunicação 360, que aborde todos e todas as formas: em vídeos, áudios, reuniões, dinâmicas, cartilhas, quadros, escritos em parede, etc
Alinhe
Nada melhor do que juntar as pessoas para deixar claro e alinhado as expectativas sobre o jeito de ser e se relacionar da equipe. Olho no olho é poderosíssimo, assim como reuniões periódicas com o grupo. Cada reunião é uma oportunidade de fortalecimento – individual, da equipe e da empresa. Aproveite todas as oportunidades aonde sua equipe está junta para reforçar a cultura e o jeito de ser da empresa.
Desenvolva
Dê feedback, ensine, ajude. Quando puder, peça ajuda a profissionais especializados para sair da rotina e fazer uma imersão de desenvolvimento pessoal e relacional. Além de renovar a fonte e o alinhamento do time, a vivência em grupo ajuda a fortalecer os vínculos e a bússola moral.
Hiper importante é o dia a dia. Sinalizar de imediato e deixar mais claro os comportamentos inegociáveis é essencial para manter a alma da empresa, assim como elogiar e reconhecer uma atitude coerente com a jeito da empresa ser.
Acompanhe
O acompanhamento do dia a dia é de extrema importância. Cultura é feita de hábitos. Se um líder permite uma atitude fora do direcionamento da cultura, por exemplo, e fica omisso diante de uma fofoca, ele está prejudicando a cultura da empresa e sendo responsável pela construção de uma contra-cultura, ou uma cultura tóxica dentro da equipe.
A empresa também pode acompanhar sua cultura, com avaliações de clima, lideranças e auditorias culturais. Esses indicadores são fundamentais para saber se a cultura está sendo preservada ou não.
 
E você, tem alguma sugestão de como um líder pode ajudar a manter a cultura da empresa?  Compartilhe sua experiência e suas sugestões, através dos comentários!

Related Stories

10 de outubro de 2016

Como dar feedback construtivo aos colaboradores sem gerar ressentimento?

28 de março de 2016

Conheça as vantagens de uma boa comunicação interna

20 de março de 2017

5 maneiras de estragar o clima organizacional

Arrow-up