Reading:
5 práticas para aumentar o potencial de sua equipe de trabalho

5 práticas para aumentar o potencial de sua equipe de trabalho

30 de janeiro de 2017

Manter a equipe de trabalho produtiva e engajada é algo que qualquer liderança deseja alcançar. No entanto, exigir essa atitude dos colaboradores sem antes proporcionar meios para ela se faça possível pode ser tão infrutífero quanto desgastante, para ambos os lados.
Nesse cenário, uma simples adoção de práticas pode ser justamente o que o líder precisa para aumentar o potencial da equipe. Selecionamos 5 delas no artigo de hoje para você conhecer. Vamos lá?

1. Otimize os processos

Para fazer com que a equipe utilize sua energia em tarefas que tragam mais resultados para a empresa, é preciso rever os processos e considerar algumas mudanças.
Isso significa cortar tarefas desnecessárias e automatizar atividades mecânicas que tomam tempo e energia dos colaboradores em vão. Significa também reduzir burocracias dando mais autonomia à equipe, algo que ajuda não somente a acelerar a tomada de decisões, mas também contribui para a motivação dos colaboradores.
Quer algumas dicas? Faça perguntas sobre a melhoria dos processos, estimule o questionamento do por quê as coisas são como são, estabelece um diálogo sincero e escute o que os colaboradores tem a dizer sobre o que e como fazem as coisas.

2. Estabeleça metas para a equipe de trabalho

Deixar que a equipe realize funções sem saber o impacto que elas trazem à empresa, além de alienante, é algo que pode gerar frustração pela falta de perspectiva. Visto isso, é importante que se tenha: uma visão sistêmica, um objetivo comum e metas para a equipe de trabalho.
Quando feito de maneira realista, estabelecer metas serve tanto como um guia para a equipe se desenvolver profissionalmente, quanto como uma forma de engajar a todos, por representar um desafio a ser superado. É interessante, porém, procurar meios de recompensar a equipe a cada atingimento de metas.

3. Otimize a comunicação interna

Fator de grande relevância no aumento do potencial da equipe, a comunicação interna merece atenção especial. Incentive a interação entre os colaboradores sem colocar barreiras hierárquicas muito rígidas. Afinal, manter um fluxo de informações sem obstrução é o que faz com que os projetos se realizem sem conflitos ou retrabalhos.
Compartilhe e estimule a democratização das informações e do conhecimento. Uma dica? Tenha um sistema, portal ou painel aonde todos tenham acesso e tirem o hábito de ver e compartilhar.
Comece com reuniões informativas frequentes, incitando todos os colaboradores a participar. Faça com que eles vejam que cada opinião, dúvida ou sugestão é importante e será ouvida. Isso trará mais segurança aos colaboradores e contribuirá para um clima organizacional saudável e colaborativo.

4. Forneça feedbacks eventuais

Uma das responsabilidades da liderança é ajudar sua equipe a crescer profissionalmente, nesse sentido, não há nada melhor do que oferecer feedbacks eventuais. Isto é, apontar a cada colaborador suas fragilidades e potencialidades, de modo a ajuda-los a corrigir as falhas e seguir evoluindo.
Note-se que isso deve ser feito cautelosamente, isto é, ao fornecer uma crítica construtiva, faça-o individualmente, sem traços de raiva ou desapontamentos na voz ou na postura. Além disso, foque em como o problema poderia ser resolvido ao invés de apontar o colaborador como causa do problema.

5. Invista no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores

Mais do que somente oferecer boas ferramentas e processos, dar atenção à qualidade de vida dos colaboradores também é necessário no que diz respeito ao aumento do potencial da equipe.
A forma mais simples de saber se os colaboradores se sentem bem no ambiente corporativo é realizando pesquisas de satisfação que compreendam as condições de trabalho, o salário e benefícios oferecidos, o clima organizacional, a postura dos líderes, entre outros aspectos.
Esse feedback da equipe pode ser um “abrir de olhos” para a empresa, mostrando exatamente o que pode ser melhorado na gestão, além de ajudar a tornar a liderança mais humanizada aos olhos da equipe.
Outro ponto de extrema importância é criar oportunidades de desenvolvimento e incentivar o auto-desenvolvimento. Ensine ferramentas de organização e produtividade. Escute as dificuldades de cada um da equipe e crie reuniões de aprendizagem e desenvolvimento. As pessoas se sentem bem quando percebem que estão se desenvolvendo.
E então, gostou das práticas que selecionamos para ajudar a aumentar o potencial de sua equipe de trabalho? Não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!



9 Comments
  1. Iron reprocessor
    16 de fevereiro de 2024

    Metal scrap disposal Metal reclamation and processing Iron scrap baling

    Ferrous material lifecycle analysis, Scrap iron removal, Metal scrap repurposing

  2. Copper scrap logistics
    16 de fevereiro de 2024

    Industrial copper recycling Copper scrap prices today Metal scrap reclamation and utilization
    Copper cable sale, Metal salvage yard solutions, Copper tooling scrap purchase

    Metal recyclability, Copper scrap powder production, Copper cable scrap buyer, Scrap metal reclamation solutions

  3. Iron waste disposal
    2 de março de 2024

    Metal waste warehousing Ferrous material grading Iron reclaiming services188. Scrap metal reclaiming facility

    Ferrous material policy implications, Iron scrap evaluation, Metal waste reclamation plant

  4. Iron waste recovery plant
    3 de março de 2024

    Metal reclaiming yard collection Ferrous scrap yard management Iron scrap processing plant

    Ferrous material shipping, Iron scrap yard management, Scrap metal recycling plant

  5. Iron reprocessing operations
    5 de março de 2024

    Metal reprocessing facilities Ferrous material collection center Iron and steel waste disposal

    Ferrous material logistics, Iron waste repurposing facility, Metal reclaiming and reutilization services

  6. Iron scrap reusing
    7 de março de 2024

    Scrap metal scrap yard Ferrous waste recycling technology Iron and steel reclaiming services

    Ferrous material recycling demand, Iron scrap reprocessing plants, Metal baling services

  7. Iron scrap inventory services
    17 de março de 2024

    Metal reusing facility Ferrous material recycling air quality control Iron scraps reclamation

    Ferrous material recycling process, Iron and steel recycling plant, Scrap metal reclamation and reclaiming

  8. Iron reclamation plant
    18 de março de 2024

    Metal reprocessing yard Ferrous material recycling warehouse Iron scrap evaluation

    Ferrous metal industry trends, Iron scrap dealer, Scrap metal reutilization services

  9. частный медцентр экспертизы временной нетрудоспособности Москвачастная медицинская клиника широкого профиля
    13 de abril de 2024

    многопрофильный медицинский центр здорового образа жизни в Москве купить мед справку о здоровье справка из больницы купить Москва


Deixe um comentário

Related Stories

29 de junho de 2017

O que tira o sono dos gerentes?

8 de março de 2017

Como se livrar do medo de dizer a verdade no trabalho

Arrow-up