Reading:
5 práticas para aumentar o potencial de sua equipe de trabalho

5 práticas para aumentar o potencial de sua equipe de trabalho

Mônica Santos
30 de janeiro de 2017

Manter a equipe de trabalho produtiva e engajada é algo que qualquer liderança deseja alcançar. No entanto, exigir essa atitude dos colaboradores sem antes proporcionar meios para ela se faça possível pode ser tão infrutífero quanto desgastante, para ambos os lados.
Nesse cenário, uma simples adoção de práticas pode ser justamente o que o líder precisa para aumentar o potencial da equipe. Selecionamos 5 delas no artigo de hoje para você conhecer. Vamos lá?

1. Otimize os processos

Para fazer com que a equipe utilize sua energia em tarefas que tragam mais resultados para a empresa, é preciso rever os processos e considerar algumas mudanças.
Isso significa cortar tarefas desnecessárias e automatizar atividades mecânicas que tomam tempo e energia dos colaboradores em vão. Significa também reduzir burocracias dando mais autonomia à equipe, algo que ajuda não somente a acelerar a tomada de decisões, mas também contribui para a motivação dos colaboradores.
Quer algumas dicas? Faça perguntas sobre a melhoria dos processos, estimule o questionamento do por quê as coisas são como são, estabelece um diálogo sincero e escute o que os colaboradores tem a dizer sobre o que e como fazem as coisas.

2. Estabeleça metas para a equipe de trabalho

Deixar que a equipe realize funções sem saber o impacto que elas trazem à empresa, além de alienante, é algo que pode gerar frustração pela falta de perspectiva. Visto isso, é importante que se tenha: uma visão sistêmica, um objetivo comum e metas para a equipe de trabalho.
Quando feito de maneira realista, estabelecer metas serve tanto como um guia para a equipe se desenvolver profissionalmente, quanto como uma forma de engajar a todos, por representar um desafio a ser superado. É interessante, porém, procurar meios de recompensar a equipe a cada atingimento de metas.

3. Otimize a comunicação interna

Fator de grande relevância no aumento do potencial da equipe, a comunicação interna merece atenção especial. Incentive a interação entre os colaboradores sem colocar barreiras hierárquicas muito rígidas. Afinal, manter um fluxo de informações sem obstrução é o que faz com que os projetos se realizem sem conflitos ou retrabalhos.
Compartilhe e estimule a democratização das informações e do conhecimento. Uma dica? Tenha um sistema, portal ou painel aonde todos tenham acesso e tirem o hábito de ver e compartilhar.
Comece com reuniões informativas frequentes, incitando todos os colaboradores a participar. Faça com que eles vejam que cada opinião, dúvida ou sugestão é importante e será ouvida. Isso trará mais segurança aos colaboradores e contribuirá para um clima organizacional saudável e colaborativo.

4. Forneça feedbacks eventuais

Uma das responsabilidades da liderança é ajudar sua equipe a crescer profissionalmente, nesse sentido, não há nada melhor do que oferecer feedbacks eventuais. Isto é, apontar a cada colaborador suas fragilidades e potencialidades, de modo a ajuda-los a corrigir as falhas e seguir evoluindo.
Note-se que isso deve ser feito cautelosamente, isto é, ao fornecer uma crítica construtiva, faça-o individualmente, sem traços de raiva ou desapontamentos na voz ou na postura. Além disso, foque em como o problema poderia ser resolvido ao invés de apontar o colaborador como causa do problema.

5. Invista no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores

Mais do que somente oferecer boas ferramentas e processos, dar atenção à qualidade de vida dos colaboradores também é necessário no que diz respeito ao aumento do potencial da equipe.
A forma mais simples de saber se os colaboradores se sentem bem no ambiente corporativo é realizando pesquisas de satisfação que compreendam as condições de trabalho, o salário e benefícios oferecidos, o clima organizacional, a postura dos líderes, entre outros aspectos.
Esse feedback da equipe pode ser um “abrir de olhos” para a empresa, mostrando exatamente o que pode ser melhorado na gestão, além de ajudar a tornar a liderança mais humanizada aos olhos da equipe.
Outro ponto de extrema importância é criar oportunidades de desenvolvimento e incentivar o auto-desenvolvimento. Ensine ferramentas de organização e produtividade. Escute as dificuldades de cada um da equipe e crie reuniões de aprendizagem e desenvolvimento. As pessoas se sentem bem quando percebem que estão se desenvolvendo.
E então, gostou das práticas que selecionamos para ajudar a aumentar o potencial de sua equipe de trabalho? Não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!



0 Comments

Deixe uma resposta

Related Stories

8 de março de 2017

Como se livrar do medo de dizer a verdade no trabalho

4 de agosto de 2014

Chefes: Nem medrosos nem carrascos

Arrow-up