Reading:
Visão sistêmica: como ela pode contribuir dentro e fora da empresa

Visão sistêmica: como ela pode contribuir dentro e fora da empresa

15 de setembro de 2016

Diante das enormes exigências do mercado, da economia e dos clientes torna-se imprescindível que a empresa amplifique seu olhar e suas potencialidades na busca de sucesso. É uma questão de sobrevivência e de escolha de como fazer parte desse mundo.
Ainda hoje vemos empresas agindo como máquinas tentando extrair o máximo dos seus funcionários como se fossem recursos humanos ou peças substituíveis. Ainda hoje vemos departamentos que competem entre si, provocando conflitos e prejuízos para a própria empresa.
Nossa própria cultura social fortalece um modelo mental fragmentado, mecanicista e simplista que contribui para mais uma volta nessa engrenagem ultrapassada e ineficaz. A visão sistêmica, por sua vez, atua como uma eficaz facilitadora que cura a miopia pessoal e empresarial e contribui para o verdadeiro sucesso – o de todos.
Confira no post de hoje como a visão sistêmica pode contribuir para a sua organização e motivar sua equipe!

Desafios da visão sistêmica

Ampliar a visão dos colaboradores e fazer com que eles se sintam parte do todo na busca do objetivo comum é um desafio antigo e sonho de todo líder consciente. O “normal” condicionado e programado por décadas é – cada um faz a sua parte independente do outro ou do impacto que irá causar no todo.
A visão sistêmica começa com a visão dos responsáveis, maiores pelo todo – dono, presidente, CEO, diretores e é repassado para as demais lideranças e colaboradores. Pode-se dizer que é uma questão de cultura – um jeito de ver, ser, decidir e se relacionar.
E cultura, por sua vez, não é discurso, mas prática diária que precisa ser vivida, comunicada e compartilhada.
Leia mais sobre o desafio de conviver e como isso pode ajudar a ampliar a visão sistêmica de sua equipe !

O que é a Visão Sistêmica?

É a capacidade que o colaborador tem de visualizar a empresa como um todo, se sentir um membro pertencente e compreender seu funcionamento em partes interrelacionadas e interdependentes. O simples pensar ou agir influencia e impacta no outro como uma grande rede comum. O colaborador que tem essa visão contribui para compor uma equipe produtiva baseada em princípios e valores essenciais que irão ajudar a empresa a se destacar e crescer no mercado.
Como líderes, observamos a necessidade de desenvolver nossa visão do todo e desenvolvê-la nos colaboradores. Tomar uma decisão sem analisar a situação em um âmbito geral pode trazer danos ao profissional e à organização, gerando prejuízo, queda de credibilidade e piora do clima organizacional.

A contribuição da visão sistêmica

Se sentir parte integrante contribui para o maior envolvimento e comprometimento com a empresa. É um princípio sistêmico indispensável para a gestão de pessoas de qualquer sistema. É o principal responsável por iniciar um movimento virtuosos de colaboração e busca de um objetivo comum. Todos juntos com o seu melhor para o atingir o melhor para todos.
A empresa primeiro precisa fortalecer uma cultura sistêmica e de princípios para depois desenvolver líderes e equipes – quebrar antigos paradigmas, fazer um upload no modelo mental da empresa e das pessoas, fortalecer novas crenças e emoções para uma nova postura,  atitude e comportamento.  Esse movimento/investimento é constante e precisa ser. Todos temos um grande dificultador interno que se chama ego, e consciente ou não, seremos tentados a querer o melhor para si, querer ser melhor do que o outro, enfim… tudo que separa ou exclui vai contra ao princípio sistêmico que somos um e o que acontece com um acontece com todos. fazemos parte de uma rede invisível e poderosa que nos une e influencia. Agir contra essa visão sistêmica é escolher ser cego. Mas enfim, é um escolha, consciente ou não, que precisa ser respeitada.
Deixe um comentário e compartilhe conosco suas experiências com a visão sistêmica na sua empresa.



6 Comments
  1. Copper scrap marketing strategies
    16 de fevereiro de 2024

    Copper wire scrap buyers Scrap Copper export Scrap metal services
    Copper cable recycling cost, Scrap metal audit, Regulatory compliance for copper recycling

    Scrap metal recycling solutions, Copper scrap environmental certifications, Copper cable recycling techniques, Scrap metal reprocessing facility

  2. Iron recycling and reclamation solutions
    2 de março de 2024

    Metal waste reconstruction Ferrous material recycling news updates Scrap iron salvage

    Ferrous metal waste management, Iron and steel waste disposal, Scrap metal audit

  3. Iron waste disassembling
    3 de março de 2024

    Scrap metal inventory Ferrous metal recycling industry Iron scrap refining

    Ferrous material outreach, Iron recycling and repurposing center, Metal scrap reutilization

  4. Iron reclaiming depot
    6 de março de 2024

    Environmentally friendly scrap metal trading Fabrication ferrous metal recycling Iron metal waste

    Ferrous material contamination prevention, Iron and steel scrapping and reutilization, Resource conservation in metal scrap industry

  5. Iron waste reclaiming solutions
    10 de março de 2024

    Metal reprocessing and recycling Ferrous material buying Iron scrap recovery solutions

    Ferrous metal grading, Iron scrap inventory management, Metal residue utilization

  6. Iron scrap transportation
    16 de março de 2024

    Metal waste reconditioning Ferrous metal recovery services Iron scrap salvaging

    Ferrous material recycling agreements, Iron disposal and recovery, Scrap metal marketing


Deixe um comentário

Related Stories

Arrow-up