Reading:
Visão sistêmica: como ela pode contribuir dentro e fora da empresa

Visão sistêmica: como ela pode contribuir dentro e fora da empresa

15 de setembro de 2016

Diante das enormes exigências do mercado, da economia e dos clientes torna-se imprescindível que a empresa amplifique seu olhar e suas potencialidades na busca de sucesso. É uma questão de sobrevivência e de escolha de como fazer parte desse mundo.
Ainda hoje vemos empresas agindo como máquinas tentando extrair o máximo dos seus funcionários como se fossem recursos humanos ou peças substituíveis. Ainda hoje vemos departamentos que competem entre si, provocando conflitos e prejuízos para a própria empresa.
Nossa própria cultura social fortalece um modelo mental fragmentado, mecanicista e simplista que contribui para mais uma volta nessa engrenagem ultrapassada e ineficaz. A visão sistêmica, por sua vez, atua como uma eficaz facilitadora que cura a miopia pessoal e empresarial e contribui para o verdadeiro sucesso – o de todos.
Confira no post de hoje como a visão sistêmica pode contribuir para a sua organização e motivar sua equipe!

Desafios da visão sistêmica

Ampliar a visão dos colaboradores e fazer com que eles se sintam parte do todo na busca do objetivo comum é um desafio antigo e sonho de todo líder consciente. O “normal” condicionado e programado por décadas é – cada um faz a sua parte independente do outro ou do impacto que irá causar no todo.
A visão sistêmica começa com a visão dos responsáveis, maiores pelo todo – dono, presidente, CEO, diretores e é repassado para as demais lideranças e colaboradores. Pode-se dizer que é uma questão de cultura – um jeito de ver, ser, decidir e se relacionar.
E cultura, por sua vez, não é discurso, mas prática diária que precisa ser vivida, comunicada e compartilhada.
Leia mais sobre o desafio de conviver e como isso pode ajudar a ampliar a visão sistêmica de sua equipe !

O que é a Visão Sistêmica?

É a capacidade que o colaborador tem de visualizar a empresa como um todo, se sentir um membro pertencente e compreender seu funcionamento em partes interrelacionadas e interdependentes. O simples pensar ou agir influencia e impacta no outro como uma grande rede comum. O colaborador que tem essa visão contribui para compor uma equipe produtiva baseada em princípios e valores essenciais que irão ajudar a empresa a se destacar e crescer no mercado.
Como líderes, observamos a necessidade de desenvolver nossa visão do todo e desenvolvê-la nos colaboradores. Tomar uma decisão sem analisar a situação em um âmbito geral pode trazer danos ao profissional e à organização, gerando prejuízo, queda de credibilidade e piora do clima organizacional.

A contribuição da visão sistêmica

Se sentir parte integrante contribui para o maior envolvimento e comprometimento com a empresa. É um princípio sistêmico indispensável para a gestão de pessoas de qualquer sistema. É o principal responsável por iniciar um movimento virtuosos de colaboração e busca de um objetivo comum. Todos juntos com o seu melhor para o atingir o melhor para todos.
A empresa primeiro precisa fortalecer uma cultura sistêmica e de princípios para depois desenvolver líderes e equipes – quebrar antigos paradigmas, fazer um upload no modelo mental da empresa e das pessoas, fortalecer novas crenças e emoções para uma nova postura,  atitude e comportamento.  Esse movimento/investimento é constante e precisa ser. Todos temos um grande dificultador interno que se chama ego, e consciente ou não, seremos tentados a querer o melhor para si, querer ser melhor do que o outro, enfim… tudo que separa ou exclui vai contra ao princípio sistêmico que somos um e o que acontece com um acontece com todos. fazemos parte de uma rede invisível e poderosa que nos une e influencia. Agir contra essa visão sistêmica é escolher ser cego. Mas enfim, é um escolha, consciente ou não, que precisa ser respeitada.
Deixe um comentário e compartilhe conosco suas experiências com a visão sistêmica na sua empresa.

Related Stories

21 de agosto de 2018

Porque a maioria das pessoas não conseguem se libertar dos traumas

15 de junho de 2020

O que é ser antifrágil e como não cair nas armadilhas rumo a anti-fragilidade

14 de setembro de 2018

Todos nós somos clientes

Arrow-up