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Como minha empresa pode sobreviver e crescer na crise?

Como minha empresa pode sobreviver e crescer na crise?

6 de fevereiro de 2016

A crise tem sido um dos piores pesadelos dos empresários. Sejam empreendedores de pequeno, médio ou grande porte, ter uma estratégia para crescer na crise se tornou uma necessidade para vencer no mercado -— do contrário, os números param de crescer, caem e as portas se fecham. Apesar do desespero latente por conta desse período de baixa no comércio, não podemos nos deixar levar pelo medo de dar tudo errado: existem medidas capazes de ajudar a manter empresas de portas abertas — e até mesmo conquistar um crescimento no mercado. Parece promissor, não é?
Sua empresa já elaborou um plano de ação para garantir a saúde do negócio durante esse período de turbulência? Separamos algumas dicas para você!

1. Adapte ao mercado e cresça com princípios

Inegáveis as mudanças no mercado — seja na forma de se comercializar, quanto no que o público tem exigido das empresas. Por isso, a adaptação deixou de ser algo optativo, independente do setor em que você está inserido.
O público, com seu novo comportamento e hábitos de consumo, está cada vez mais exigente, principalmente quando consideramos os princípios da empresa: estão de olho em empresas com práticas antiéticas, como produção realizada por crianças, empresas muito prejudiciais ao meio ambiente, etc.
Por isso, se sua empresa segue corretamente nesses princípios, identifique o atendimento ao consumidor como um ponto fundamental na tomada de decisão — com produtos e serviços semelhantes e sendo a qualidade um pré-requisito para ganhar o mínimo de atenção dos compradores, o bom atendimento é o que tem sido parâmetro de desempate no momento da compra.

2. Esteja próximo das pessoas da sua equipe

Para sobreviver à crise, muito precisa ser desenvolvido — dentre alguns itens da lista, encontramos a gestão da empresa. Lembra de quando você trabalhava em uma empresa onde o gestor não acompanhava os colaboradores e não se reunia com o seu time? Essa situação é prejudicial não só internamente, como extravasa para o mundo externo à corporação.
Mantenha uma liderança envolvida com os colaboradores e com o negócio. Descubra quais são as principais dificuldades que os seus colaboradores estão tendo no momento da venda, disponha a escutá-los e tracem juntos algumas estratégias para contornar essas situações.

3. Mantenha colaboradores motivados

A motivação da equipe interna é fundamental. As empresas que mais têm sucesso no mercado são aquelas em que seus colaboradores realmente vestem a camisa. Por isso, disponha-se a entender quais estão sendo as principais necessidades e dificuldades dos colaboradores. Desenvolva o potencial de cada um deles e estimule-os na melhoria constante. São eles que estão na linha de frente no dia a dia da empresa e precisam estar preparados para lidar com as adversidades da crise econômica.

4. Aprenda a enxergar novas oportunidades

Apesar de ser quase uma tradição fazer cortes nos gastos nesse momento, é preciso entender a necessidade de uma postura positiva durante a crise. Diante das objeções mais comuns dos seus clientes e das necessidades do mercado, é possível descobrir novas oportunidades de atuação, seja na adaptação de um produto ou serviço às novas demandas ou da criação de alguma opção que atenda ao que vem sendo exigido em momentos complicados como esse. O autoconhecimento da empresa é a chave para conseguir se desenvolver e superar os problemas econômicos do país.
Crise é oportunidade: o que você pode eliminar, transformar ou acrescentar para aproveitar melhor o que o mercado tem para oferecer?
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre como estimular uma empresa a crescer na crise? Deixe um comentário e conte pra gente!



7 Comments
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