Reading:
Mulheres no mercado de trabalho: a contribuição do feminino

Mulheres no mercado de trabalho: a contribuição do feminino

6 de março de 2015

Ao longo da História, o espaço das mulheres no mercado de trabalho foi aumentando. É verdade que essa evolução foi marcada por fortes desigualdades. Porém, aos poucos, características relacionadas ao feminino se provaram de extrema valia para o desenvolvimento das empresas.
A seguir, explicaremos melhor quais são esses atributos e como eles permitem agregar valor aos negócios e ao ambiente de trabalho. Acompanhe!

Intuição

A mulher tende a ser mais intuitiva, sendo que, em alguns casos, isso a leva a um comportamento mais audacioso; em outros, mais cauteloso. Ela olha para dentro de si mesma e, se sente que algo irá dar certo ou não, confia nesta intuição. Tal característica traz o equilíbrio necessário na hora de tomar decisões importantes, pois sabemos que a escolha mais imediata nem sempre é a escolha certa.

Dinamismo

A mulher é uma profissional dinâmica, capaz de assumir diferentes responsabilidades simultaneamente. Ela se envolve com várias etapas dos processos na empresa, gosta de acompanhar o desenvolvimento das atividades do início ao fim e, assim, garantir resultados melhores. É muito comum ver mulheres integrando diferentes setores e oferecendo ajuda a colegas de outras áreas, com a intenção de aprender mais sobre as diferentes atividades da empresa.

Determinação

A mulher tem determinação, ou seja, não desiste facilmente. Um bom exemplo é Marry Barra, que conseguiu se tornar CEO da General Motors — apesar de muitos dizerem que ela não tinha “gasolina nas veias” — depois de provar muitas vezes a sua competência, ajudando a empresa a se tornar mais eficiente e aprimorar seus processos.

Comprometimento

Comprometimento com a empresa, em todos os níveis — eis uma peculiaridade que faz a diferença no empreendedorismo. A mulher raramente diz “isso não é minha função”. Em vez disso, quando nota algum ponto em que poderia ajudar, ela arregaça as mangas e faz. Isso está relacionado com o perfil engajado da mulher. Se identificar a possibilidade de desenvolver uma ação ou projeto que beneficiará a empresa, ela toma a frente, elabora a proposta, apresenta e conduz até a execução.

Empatia

As mulheres possuem uma clara habilidade para a comunicação. Elas conseguem estabelecer empatia, são boas ouvintes e informam claramente aos colegas suas expectativas e seus objetivos. Frequentemente agem como mediadoras de conflitos, e são excelentes na tarefa de tranquilizar um cliente irritado.
Vale a pena destacar o trabalho de Bel Pesce, brasileira conhecida como Menina do Vale do Silício. Ela fundou diferentes empresas, mas é mais conhecida por usar sua habilidade de comunicação para inspirar executivos e empreendedores do país inteiro.

Colaboração

Como líderes, as mulheres também são apreciadas por oferecer feedback consistente, permitindo que a equipe saiba exatamente como está sendo seu progresso. Para completar, uma mulher na liderança estimula a cooperação, a colaboração entre todos da equipe. Seu perfil é unificador – ao contrário do masculino, que valoriza mais a competição.

Relacionamento interpessoal

Humildade, dedicação, afetividade, sensibilidade, intuição — estas são qualidades de relacionamento que reconhecemos e apreciamos na nossa vida pessoal. As mulheres, especialmente, costumam reunir muitos desses atributos. Por meio deles, a mulher é capaz de transformar o meio corporativo e trazer grandes resultados.
No século XXI, as pessoas são o centro das organizações. Portanto, é preciso que o gestor tenha habilidade para o relacionamento interpessoal, que irá conectá-lo à equipe em um nível mais profundo. Com a ajuda do feminino e de suas qualidades, qualquer equipe pode se aproximar deste ideal mais humanizado, que consiste em colaboração, dinamismo, sinergia e trabalho em equipe.
Gostou do nosso artigo? Aproveite o momento e leia um pouco mais sobre a empatia — outro fator determinante para mulheres no mercado de trabalho — no nosso post “Por que a empatia é fundamental para as relações de trabalho?”.

Related Stories

8 de março de 2020

O que é ser feminista?

Arrow-up