Reading:
Como melhorar a parceria entre donos e colaboradores

Como melhorar a parceria entre donos e colaboradores

28 de julho de 2016

Historicamente, a relação entre empregadores e empregados costuma ser delicada. Contudo, a atenção das empresas voltada ao bem-estar de seus funcionários, sob a premissa de que isto contribui para a produtividade da equipe, permitiu entender como melhorar o relacionamento interpessoal entre donos e colaboradores. Por isso, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesta tarefa.

Ampliar a visão sistêmica

Um dos grandes desafios que observo em empresas é transformar o modelo mental das pessoas. O paradigma antigo de ver as coisas separadas e em partes excludentes é o maior impeditivo do senso de pertencimento. Afinal, fazemos parte de um mesmo sistema planetário e, sem viajar tanto, quando uma pessoa escolhe, e é escolhida, a fazer parte de uma empresa, ela simplesmente faz parte!
Esse novo modelo mental interdepedentente e sistêmico possibilita ver a empresa como um sistema vivo e convida donos e colaboradores a se verem como membros de um mesmo organismo. Estes, por sua vez, quando estando em harmonia e saudáveis colaboram entre si em busca de um objetivo comum, um bem comum.
DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo, para fazer um upload nesse modelo mental e aproveite as reuniões para esclarecer essa visão e senso de pertencimento.

Estimular a comunicação interpessoal

Quando falamos em bom relacionamento interpessoal no ambiente corporativo, apesar de não ser tão fácil na prática, como é na teoria, não é impossível. No entanto, muitas pessoas confundem como obrigação criar laços de amizade com seus colegas de trabalho e superiores. No entanto, a única premissa na qual precisamos focar é na auto-compaixão, na empatia e na autenticidade. Esse trio da Comunicação Não-Violenta contribui com a clareza, o respeito e a busca de um bem comum – base de todo bom relacionamento interpessoal.
Para melhorar o relacionamento com seus pares e sua equipe, é fundamental que você demonstre interesse por eles e, assim, alimente a comunicação entre vocês. Pode até investir em happy hours, eventos com familiares e dinâmicas em grupo, mas o mais importante é ter atenção pelo o que se passa no dia a dia.
DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo, para aprender a se comunicar de maneira mais habilidosa, assertiva e compassiva e perceba a diferença no clima e na produtividade da equipe

Dar feedbacks

É muito fácil cobrar e reclamar da postura ou performance da equipe, só que lembre-se que dentro da matriz de responsabilidade o líder e o dono são os verdadeiros responsáveis – se não está bom, dê feedback, treinamento, ajude no desenvolvimento, acompanhe, deixe claro suas expectativas e o impacto das posturas e atitudes que desagrada. Pratique o feedback sempre! Sua obrigação como liderança e gestor é cobrar e pontuar retornos negativos, mas uma boa gestão é aquela que não deixa passar os feedbacks positivos. Este estímulo facilita a comunicação, contribui para a gestão de possíveis conflitos e ressalta positivamente a sua liderança.
DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo. O feedback habilidoso e assertivo ajuda no vínculo e no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Incentivar o trabalho em equipe

Não é novidade que estimular o trabalho em equipe certamente otimiza o desempenho de sua empresa com a melhoria dos resultados individuais dos colaboradores. Cada um tem o seu papel e responsabilidade, que precisa estar muito claros, assim como os objetivos, as metas e o propósito. Para que fazemos isso? Essa resposta dá senso de significado que aumenta o engajamento e o comprometimento no trabalho.
Outro ponto extremamente importante, é a gestão de pessoas feita pelos líderes. Existem muitos líderes inseguros que são centralizadores e super ocupados. Uma boa gestão de pessoas que permita trabalhar em equipe de forma produtiva, saudável e agradável precisa de líderes que orientam, desenvolvem e delegam.
DICA: Invista no desenvolvimento de lideranças, de cima para baixo. São os líderes que fazem a ponte entre os donos e tem o poder de influenciar na cultura da empresa. Quer manter a alma da sua empresa? Quer manter a identidade do seu negócio? Você já sabe em quem investir!

Promova reuniões periódicas

Passamos boa parte de nosso tempo junto de pessoas que, geralmente, não escolhemos e nem são parentes. Naturalmente conhecemos nossos colegas de trabalho com a convivência e desenvolvemos empatia por alguns. Contudo, algumas pessoas são mais reservadas ou suas atividades diárias não possibilitam boas interações com o resto da equipe.  As reuniões periódicas ajudam a integrar e conhecer cada um da equipe.
Existe uma infinidade de outras boas práticas e ações que você pode implantar para melhorar essa parceira. O que você faz para transformar funcionários ou recursos em colaborares e talentos? Compartilhe suas experiências conosco!



5 Comments
  1. Copper formate recycling
    16 de fevereiro de 2024

    Environmental impact of Copper scrap recycling Export documentation for Copper scrap Scrap metal sustainability
    Where to sell Copper cableCopper cable scrap separation, Scrap metal repurposing center, Copper strip recycling

    Scrap metal collection, Copper scrap melting, Copper cable scrap export regulations, Scrap metal salvage

  2. Iron scrap buyback
    4 de março de 2024

    Scrap metal industry regulations Ferrous material waste transportation Iron scrap processing yard

    Ferrous metal recycling plant, Iron and steel waste disposal, Metal reclaiming and recycling center

  3. Scrap iron reclaiming solutions
    5 de março de 2024

    Metal waste recovery facility Ferrous scrap material testing Iron waste recycling and salvage

    Ferrous metal reprocessing, Iron recycling operations, Scrap metal recovery and reclamation

  4. Iron waste reclamation and reprocessing
    18 de março de 2024

    Metal scrap reuse Ferrous metal waste reduction Iron repurposing facility

    Ferrous waste safety standards, Iron scrap salvage center, Metal waste shredding

  5. московское медучреждение здорового образа жизни
    13 de abril de 2024

    медицинская организация комбинированного типа в Москве купить справку от врача задним числом официально Москва где можно купить справку


Deixe um comentário

Related Stories

23 de maio de 2018

Por que o RH precisa implorar para os donos investirem em pessoas?

Arrow-up