Engana-se quem pensa que estamos vivendo um tempo de incertezas. A vida, por si, é incerta, dinâmica, paradoxal, ambígua, e sensivelmente influenciada por cada um. Logo, viver é incerto, impreciso e sempre foi.
Dentro da perspectiva sistêmica, que é a base do trabalho da Elos360, o sofrimento ou a tensão que vemos muitas vezes é somente um indicador ou um sintoma provocado por causas que podem ser:
- uma mentalidade limitada que não atende as necessidades do contexto atual e nem consegue lidar com tanta complexidade e velocidade
- uma desarmonia do fluxo interdependente dos seus sistemas vivos ( pelo desrespeito de princípios sistêmicos)
- outras causas ou traumas
O desafio
O desafio, não só neste momento, é desacelerar, voltar para dentro, fortalecer se e cuidar do outro e redefinir prioridades essenciais para um novo olhar e percepção de mundo.
A pandemia que estamos vivendo somente está nos forçando a aprender na força. Se quisermos uma vida e relações saudáveis não podemos mais ser guiados pelo ego que rege a mentalidade tradicional individualista, racionalista, mecanicista e individualista.
É este ego que se alimenta das emoções de futuro como o medo, a insegurança e a ansiedade e cria o sofrimento e a necessidade de saber e controlar.
Ora, o medo é fomentado pela ignorância. Quando a mente é guiada pelo ego ela cria mecanismos de defesa como a negação, a ilusão, a distorção, ou a racionalização e suas fortes convicções para não ter que lidar com a verdade nua e crua da vida.
A verdade difícil do ego aceitar é que não se pode controlar ou antecipar o futuro e as coisas não acontecem no seu tempo e vontade. Não se desapegar deste controle faz com que a mente fique fechada, rígida e protegida do que se considera ameaçador, ou seja, tudo o que é novo e desconhece.
Veja, o papel do ego é gerenciar o mundo interno, buscar atender as necessidades individuais e trazer ordem e segurança. Para o ego os fins justificam os meios e por isso que muitos vivem de ilusões, receios e sofrimentos criados pela mente que mente.
Por outro lado, quando se percebe esta programação mental e escolhe fazer um update mental para aprender a lidar com a vida, percebe-se que o processo de evolução se faz fora da zona de conforto e sob um novo modelo mental.
Um caminho
Um dos caminhos é aproveitar a tensão para dar um salto evolutivo no nível de consciência e escolher ser guiado pela essência que buscam o bem comum.
E esta transformação começa comigo, com você e com cada um. Começa com o controle do ego, começa de dentro para fora e, para quem tem uma empresa, começa de cima para baixo: pelo exemplo ou vontade de mudar.
O trabalho da Elos360 ajuda estas pessoas e empresas que querem fazer diferente e, principalmente, querem fazer a diferença sob uma nova consciência, com uma mentalidade sistêmica capaz de lidar com a vida do jeito que ela e aprender a fluir em harmonia com esse mundo líquido, volátil, dinâmico e veloz.
Através de mentorias sistêmicas e encontros de desenvolvimentos individuais e em grupo, a Elos 360 ajuda as empresas a cidade do seu campo relacional e transformar o seu campo estrutural para agir como sistemas orgânicos.
A partir do autoconhecimento, da transformação pessoal, do amadurecimento das relações, da ampliação de perspectiva, da comunicação habilidosa, autêntica e empática, da criação de culturas e climas de confiança, do despertar do propósito, da auto-gestão ou gestão colaborativa e de uma co-construção colaborativa e amorosa.
Vamos aprender e evoluir juntos. Este é o meu propósito e o convite da Elos360. Se quiser ajuda nesta jornada conte comigo e entre em contato 😉
incertezasmentalidademente
Comentários