A preocupação com o ambiente e os impactos causados sobre os recursos naturais vem aumentando ano após ano. O medo dos recursos “disponibilizados” pela natureza esgotarem, fez com que uma parte da sociedade se mobilizasse para garantir a continuidade do seu negócio e o desenvolvimento da economia.
A sustentabilidade, vista nesse nível raso de consciência, reflete uma necessidade de continuar esse modelo que beneficia uma minoria pragmática e interessada em explorar ao máximo os recursos naturais para aumentar seus lucros e interesses. Penso que não foi pensada antes porque no início da revolução industrial e do crescimento econômico imaginavam que os recursos seriam inesgotáveis!
A exploração mostra uma total falta de interdependência, o que dirá de empatia! Independente do sentimentalismo perante a vida na e da natureza, a não sustentabilidade é simplesmente burrice, uma visão limitada e egocêntrica do homem dentro de uma relação vertical, linear, simplista: quem está por cima explora quem esta por baixo.
Ao contrário que muita gente pensa, fazemos parte desse sistema, somos interdependentes. Se achar superior do que o outro, explorar pessoas ou recursos naturais, não pensar no reaproveitamento dos materiais, utilizar produtos tóxicos, entre outras coisas, é fazer mal a nós mesmos. Pagamos o preço com a nossa saúde, com a nossa qualidade de vida, com a nossa própria vida.
Chega uma hora em os explorados não aguentam mais, e aparecem, assim, os sintomas, as faltas, os conflitos, as perdas… Isso faz parte do princípio do equilíbrio, da história de colher o que se planta.
Enquanto o lucro estiver acima do valor da própria vida, a sustentabilidade será insustentável! A humanidade tem aprendido pela dor e não por amor. São inúmeros exemplos do quanto fica mais caro não adotar a sustentabilidade como um modelo mental, um estilo de vida que se torna evidente com pequenas, médias e grandes ações.
A mentira de que é mais caro
Muitos mitos rondam os assuntos relacionados à implantação de uma empresa sustentável. O principal deles é que os investimentos em técnicas sustentáveis acabam gerando prejuízos para a empresa. Tal afirmação é um mito, pois sabemos que é necessário um investimento inicial para a implantação destas práticas sustentáveis, e que ele pode ser significativo do ponto de vista econômico. Porém, o retorno que a empresa terá tende a ser muito mais importante e expressivo que este investimento inicial.
Pesquisas mostram que as empresas que adotam uma postura sustentável têm cada vez mais lucros, pois a procura por novas tecnologias, produtos e processos, que visam o desenvolvimento sustentável atrai cada vez mais os consumidores.
Outro mito que deve ser combatido é o de que as práticas sustentáveis se traduzem somente em benefícios ao meio ambiente. Como veremos mais adiante, estes tipos de ações implicam em diversas vantagens, muito além do que podemos imaginar. Continue acompanhando o artigo e veja quais são elas.
Os benefícios da empresa sustentável
Devemos entender primeiramente que a sustentabilidade consiste em um conjunto de práticas destinadas ao equilíbrio das esferas sociais, econômicas e ambientais, e são em entorno destas que os diferentes benefícios estão presentes.
Redução do impacto ambiental
Todas as empresas utilizam recursos naturais, seja de maneira direta ou indireta. Uma postura sustentável faz com que a utilização destes recursos passe a ser feita de maneira racional.
Algumas práticas podem ajudar a diminuir vários impactos ambientais, a reutilização de determinados componentes e a preocupação com o descarte dos resíduos provenientes do processo produtivo são atitudes em destaque da empresa sustentável. Reduzir os impactos ambientais é preocupar-se com a atual e a futura geração.
Motivação social
Por exercer uma grande influência sobre a sociedade, as empresas comprometidas com o fornecimento de produtos, prestação de serviços e adoção de atitudes diferenciadas, servem como exemplo e influenciam seus consumidores e sua equipe. Eles acabam sendo motivados a transformar os seus hábitos tornando-se mais conscientes em relação ao meio ambiente.
Lucratividade
Do ponto de vista econômico, uma empresa sustentável pode ser bastante lucrativa. O governo oferece para estes empreendimentos vários incentivos fiscais, como a isenção de alguns impostos e a facilidade de crédito. Em relação aos recursos naturais, quando eles são utilizados da melhor forma ou são reaproveitados, geram economia e evitam desperdícios.
Além disso, ações de responsabilidade ambiental podem ser utilizadas como ferramenta de marketing, concretizando a empresa como séria e sólida, preocupada com o meio ambiente, pioneira e referência em sustentabilidade na área.
O avanço nos processos internos para obtenção de certificação aumentam a eficiência, diminuem o desperdício e ainda sinalizam o comprometimento em longo prazo com acionistas e fornecedores. Assim, a organização consegue atrair cada vez mais consumidores, sendo assim responsável pelo aumento da receita da empresa.
Você pode começar com práticas simples como criar uma central de resíduos sólidos para que a separação dos resíduos seja efetiva, encaminhando determinados materiais para reciclagem ou compostagem, diminua o consumo de energia, reduza ao máximo o numero de impressões, entre outras atitudes. A partir de práticas simples como essas, amplie a sustentabilidade da empresa com estações de tratamento de efluentes e métodos de redução de emissões de gases do efeito estufa, quando existir.
Gostou de saber os benefícios de ter uma empresa sustentável? Compartilhe suas dicas e entre para esta comunidade colaborativa de empresas com alma no facebook da Elos360, faça parte da mudança que quer ver no mundo! Não se esqueça de deixar o seu comentário.
Export requirements for Copper scrap Copper scrap consolidation Metal recoveryservices
Copper cable shredder, Metal scraps reprocessing, Copper recycling innovations
Metal reprocessing, Copper scrap volume estimation, Copper cable scrap export trends, Scrap metal testing
Non-ferrous metal scrap Scrap metal waste Iron waste reclamation services
Ferrous metal collaborations, Iron scrap disposal, Metal waste grading
Metal reclaiming center Ferrous waste minimization Iron salvage
Ferrous scrap recycling processes, Iron scrap reprocessing services, Scrap metal sourcing
Scrap metal dealer Ferrous material recycling awareness campaigns Iron scrap grading
Ferrous metal transportation, Iron scrap reclamation operations, Metal reclamation and recovery yard
Scrap metal recovery and repurposing Ferrous scrap disposal Iron scrap salvaging services
Ferrous material recycling returns, Iron scrap recovery and reclaiming, Metal scrap reprocessing yard
Metal scraps reclamation Ferrous material contamination prevention Iron and steel scrapping and recycling
Ferrous material monitoring, Iron waste recovery plant, Scrap metal recycling methodologies
Eco-friendly scrap metal handling Ferrous material emissions control Iron scrap exports
Ferrous metal recycling sector, Iron recycling operations, Metal waste sorting
современный медицинский центр укрепления здоровья Москва купить справку от врача справка от врача купить Москва