Cultura colaborativa: conheça esse novo nível de consciência - Elos 360
22 de dezembro de 2017 monica santos

Cultura colaborativa: conheça esse novo nível de consciência

É só olhar para o mundo externo para perceber o quanto ele é dinâmico, complexo e sistêmico. Seja na forma de se relacionar, trabalhar e aprender, o contexto atual tem exigido, cada vez mais, uma mudança na nossa forma de pensar, sentir e agir.

O fato é que o ser humano não quer mais ser apenas uma parte passiva do processo, que apenas sofre os impactos das decisões, ficando sujeito a tudo o que existe e está institucionalizado mundo afora. Cada vez mais, as pessoas têm ampliado a sua consciência para perceber que, além de fazer parte de um sistema maior, cada um tem o seu poder de fazer acontecer. E quando fazemos juntos, é muito melhor!

Sim, é uma nova visão de mundo, um novo paradigma, um upload mental que vem sendo feito a cada dia, cada vez por mais pessoas.

Esse não tão novo modelo mental, proveniente de uma ampliação de consciência, fez com que os cargos, as barreiras, os departamentos e as paredes se quebrassem e as pessoas se vissem em um time, uma família, ou seja, “todos no mesmo barco”. A cultura colaborativa  surgiu desse princípio de que somos um e fazemos muito melhor juntos. No post de hoje, explicaremos o que é este conceito e como isso pode modificar o dia a dia da sua empresa.

 

O que é a cultura colaborativa?

A cultura colaborativa é um conceito de ajuda e de construção coletiva que está mais perto da sua realidade do que você pode imaginar. A internet é a principal responsável em trazer à tona esse conceito. Dentro de uma abrangência enorme e de possibilidades infinitas, existem várias ferramentas colaborativas que nos ajudam a fazer melhor juntos. Quantas vezes você já não contribuiu para a atualização de informações ou correções a serem feitas na Wikipédia, fez o upload de vídeos para o YouTube ou até mesmo informou melhor os usuários do Waze, a partir de informações suas a respeito de determinado trecho?

Se a sua resposta foi nenhuma, sinto lhe informar que você faz parte dos milhares de analfabetos digitais das gerações passadas que precisam fazer um upload da antiga programação. Colaborar é um chamado para a evolução, não só digital, mas humanitária.

De qualquer forma, a cultura colaborativa diz respeito à possibilidade de participação de todos em prol de objetivos específicos ou gerais, mas sempre direcionados a contribuir com a informação e com a produtividade, criando soluções mais práticas e dinâmicas para o trabalho, que atinjam uma comunidade interessada ou toda uma população.

 

Quando a cultura colaborativa passa a impactar além da internet?

Mesmo que o advento e o desenvolvimento da internet tenham contribuído fortemente para o surgimento de uma cultura colaborativa, a sua existência impacta diretamente nos aspectos sociais e numa nova era.

Temos como exemplo as formas com que as pessoas compartilham informações de trânsito como o Waze e/ou o Uber, serviços colaborativos de carona paga que levantaram a questão da liberdade no âmbito do trabalho e dos usuários buscarem melhores formas de locomoção.

Fora do âmbito virtual, temos os orçamentos participativos organizados pelas prefeituras, em que a sociedade passa a refletir melhor sobre o que é realmente necessário em sua comunidade, respeitando a escassez de recursos públicos e orientando-se a partir do ideal de que todos tomem responsabilidade sobre o futuro de suas próprias vidas em sociedade.

E como isso pode ser aplicado em minha empresa?

A cultura colaborativa é um jeito de se pensar e pode ser aplicado em tudo. Desde no desenvolvimento de processos mais eficientes e mais econômicos até na motivação dos colaboradores.

Isso pode ser conquistado através de encontros de desenvolvimento que ajudem as pessoas a quebrar antigos paradigmas e crenças limitantes para se relacionar de uma forma diferente – mais próxima, integrada e colaborativa. Além desse movimento interno, convites para se usar espaços compartilhados para focar em um objetivo comum, como busca de solução ou tomadas de decisões, também exemplifica uma cultura colaborativa.

Deixar uma sala para esse propósito, com as equações que precisam ser resolvidas na empresa ou os processos que podem ser melhorados, contribui para o estreitamento das conexões entre os colaboradores e para o alargamento das possibilidades de solução ou melhoria. Essa atitude também reflete a transparência da empresa e possibilita reconhecer os talentos que contribuíram para que uma ação em conjunto pudesse dar certo.

Você já teve a oportunidade de contribuir, ou tem vontade de participar em um ambiente onde existe a cultura colaborativa? Aproveite os comentários abaixo e entre na conversa!


clima organizacional

Você também vai gostar...
Tagueado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *