5 passos para um líder elevar o espírito de equipe na empresa - Elos 360
21 de dezembro de 2017 monica santos

5 passos para um líder elevar o espírito de equipe na empresa

Ocupar um cargo de liderança na empresa é algo almejado por muitos trabalhadores, mas na hora de assumir a posição, deparam-se com inúmeros desafios. O primeiro deles é conseguir manter o espírito de equipe elevado. Isso não é uma tarefa fácil, porque as pessoas são naturalmente competitivas. Assim, o bom líder deve ficar atento a algumas ações que podem auxiliar neste processo.

Conheça cinco passos que vão ajudar o líder a elevar o espírito de equipe na empresa:

  1. Mostre o que é uma equipe

Para que os colaboradores trabalhem com o espírito de equipe elevado, é necessário mostrar o que é uma equipe. Não basta trabalhar com um monte de gente em uma sala para falar que tem uma equipe. Trabalhar em equipe quer dizer trabalhar em conjunto para a realização de um objetivo comum.

  1. Mantenha o entusiasmo

O que mantém a equipe motivada é o entusiasmo em agir. Um líder cabisbaixo contamina todo o grupo e provoca o isolamento dos membros da equipe. A liderança deve identificar, primeiro em si, o que a motiva, para depois ser capaz de incentivar a sua equipe e criar mecanismos que mantenham essa característica sempre viva.

Às vezes, pequenas coisas, como uma nova responsabilidade ou uma forma de reconhecimento, podem motivar uma equipe. A empresária Luiza Trajano, do grupo Magazine Luiza, é reconhecida pelo seu entusiasmo.

  1. Exercite a confiança do grupo

Quando um membro da equipe passa uma atividade para outro, a pessoa que a recebe confia no trabalho que lhe foi entregue? Confiança depende de conhecimento. Ou seja: quanto mais conheço, maiores são as chances de se confiar (ou não). Pelo menos, se relaciona pela realidade e não pela fantasia ou pelo achismo. A confiança entre os membros da equipe precisa ser permanentemente exercitada. Se eu não confio no trabalho do outro, não posso dar continuidade com qualidade a essa tarefa, ou vou perder muito tempo refazendo o que eu acho que não está bom. Um líder deve sempre encorajar os seus colaboradores a confiarem no grupo que estão inseridos.

  1. Comunicação habilidosa e assertiva

Para mostrar que é possível trabalhar em equipe, é preciso ter uma comunicação habilidosa e assertiva. É importante conhecer claramente o objetivo do grupo e celebrar as conquistas. A cultura organizacional, os princípios e a forma de se trabalhar na empresa interferem diretamente na forma de gerir a equipe. Muitas vezes, uma cultura paternalista pode dificultar o trabalho da equipe.

Situações de crise, por exemplo, podem revelar um modus operandi em conjunto que, antes, não tinha sido percebido. Nessas situações, ter uma comunicação cuidadosa é fundamental. O bom líder aproveita até as situações menos felizes para despertar o espírito de equipe no seu grupo. Há relatos de que, após o desastre na área de mineração, em Mariana, os colaboradores da Vale se fortaleceram enquanto equipe.

Lembre-se: grandes problemas são capazes de unir, já os pequenos, não esclarecidos, são destrutivos. Por isso, a comunicação desempenha um papel tão importante!

  1. Destaque a importância do papel de cada um

O grupo só trabalha verdadeiramente em equipe se cada um entender o seu papel e a sua importância dentro do conjunto. Se um achar que o seu trabalho é o mais importante ou, justamente o contrário, que ele não importa, o trabalho em equipe não vai fluir. A diretoria executiva, o corpo de gestores e os demais colaboradores precisam trabalhar em parceria para que o espírito de equipe esteja realmente presente.

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