Relacionamento Interpessoal: Como manter um bom ambiente no trabalho
13 de dezembro de 2017 monica santos

Relacionamento interpessoal no trabalho e a importância de trabalhar em equipe

A cada dia que passa, fica ainda mais claro que, por trás dos números, dos índices de produtividade, das estatísticas e da imagem de uma empresa, estão as pessoas que nela trabalham. Por isso, o relacionamento interpessoal no trabalho e a capacidade de se trabalhar em equipe são cada vez mais valorizados no mundo corporativo.

É importante que a empresa esteja ciente de que as competências e as informações já não são mais centralizadas em uma única pessoa, e que a formação de times de trabalho é imensamente benéfica, já que trabalhar em equipe potencializa as características individuais e, assim, aumenta a produtividade.

Entretanto, cada colaborador possui uma personalidade única, o que pode tornar os conflitos comuns e a convivência diária da equipe difícil. Por isso, fica clara a necessidade das empresas investirem no aprimoramento do relacionamento interpessoal no ambiente corporativo para que todos possam trabalhar em equipe de maneira harmônica e produtiva.

O que é relacionamento interpessoal e por que ele é importante?

Como o próprio nome sugere, relacionamento interpessoal descreve como uma pessoa relaciona-se com a outra, bem como o conhecimento que tem de si e da sua relação com o outro. Afinal, não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos!

Ao trabalhar o relacionamento interpessoal, as pessoas passam a conhecer melhor a si próprias (maior autoconhecimento), e a sua maneira de se relacionar com o mundo e com as pessoas muda. Muitas vezes, projetamos as nossas “questões” ou as nossas “sombras” no outro. Aposto que você já ouviu falar que o que te incomoda no outro tem dentro de você. Ou seja: quanto mais a pessoa se conhece e se trabalha para evoluir, melhores são os seus relacionamentos com as outras pessoas.

O ambiente corporativo é uma grande escola de relacionamento. Quando a empresa tem uma cultura de princípios e lideranças exemplares, investindo no autoconhecimento e no fortalecimento interno, o desenvolvimento nessa área é enorme. Colaboradores que conhecem os seus sentimentos e as suas emoções são mais focados e produtivos no trabalho, além de possuírem maior capacidade de lidar e entender os outros, e trabalhar em equipe.

Exemplos inspiradores

O setor de RH da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolve há algum tempo programas que visam estimular as relações interpessoais de seus colaboradores, através de dinâmicas de grupo e de atividades destinadas à melhoria das relações, trabalhando, inclusive, questões trazidas pelos próprios funcionários.

A rede Magazine Luiza também investe em programas que trabalham o relacionamento interpessoal de seus colaboradores. Há 13 anos, a empresa Elos 360, parceira do Magazine Luiza, desenvolve um trabalho de fortalecimento de cultura e de clima com os colaboradores, com o objetivo de internalizar alguns dos valores da empresa (tais como ética, colaboração, transparência, simplicidade, respeito, amor e fé) e de promover o amadurecimento das relações interpessoais, familiares, corporativas e, obviamente, com o cliente.

Além disso, a cada nova loja do Magazine Luiza inaugurada, os colaboradores passam por um programa, também estruturado pela Elos 360, denominado fortalecimento interno. O programa foca-se no autoconhecimento, na ampliação da consciência, na visão sistêmica e no fortalecimento interior para, somente depois, trabalhar as relações externas. Esse trabalho acaba sendo um preventivo de clima e promove o engajamento dos colaboradores.

Esse tipo de ação aumenta a integração entre os membros da equipe, soluciona conflitos e proporciona o autoconhecimento, trazendo maior produtividade e comprometimento, o que é benéfico tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

O que a empresa pode fazer para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho?

A empresa e os seus líderes são exemplos para os colaboradores. Cultivar hábitos com base em princípios sólidos e repassar esta máxima a todos, incentivando e investindo no bom relacionamento, com líderes que apresentem um convívio respeitoso e maduro com todos, são maneiras eficazes de se promover um bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores. Sempre é bom lembrar que o exemplo é o mais importante movimento e precisa acontecer hierarquicamente, de cima para baixo, e de dentro para fora.

Quais valores e exemplos estão sendo passados aos colaboradores e clientes?

Focar em programas e treinamentos que promovam o autoconhecimento, através de trabalhos de desenvolvimento e workshops para os colaboradores, também tem ótimos resultados.

Leia também, 7 atitudes da liderança que estimula a ética no ambiente de trabalho: CLIQUE AQUI

 

Como melhorar o trabalho em equipe?

É necessário que tanto a empresa quanto seus colaboradores saibam da importância do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe para a criação de um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

Entretanto, é importante que fique claro para todos que relacionamento interpessoal não significa amizade e intimidade. Isso é impossível, pois cada pessoa possui sua personalidade, costumes e estilo de vida distintos dos demais. O essencial é que se foque sempre na importância do estabelecimento de confiança, respeito mútuo, ética e que cada colaborador saiba escutar os outros e entender as diferenças.

Esse artigo foi útil para você? Restou alguma dúvida ou tem alguma opinião a compartilhar? Compartilhe conosco nos comentários!


relacionamento interpessoal

Você também vai gostar...
Tagueado: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *