O que tira o sono dos gerentes? - Elos 360
29 de junho de 2017 monica santos

O que tira o sono dos gerentes?

Por mais que se saiba que ficar acordado à noite ou sofrer de preocupação não resolve nada, (pior, só atrapalha e desvitaliza a pessoa), muita gente sofre com a insônia e a ansiedade.

Mas o que tira o sono dos gerentes ou das lideranças?

Acredito que no topo da lista dos indicadores-perturbadores estejam os necessários e desejados resultados. Quanto mais baixos, menor o sono. Será?

Costumo dizer que esse indicador revela o nível de imunidade do sistema em que o gerente ou qualquer outra liderança faz parte. Assim que a imunidade-resultado cai, os sintomas aparecem: conflitos, clima ruim, posturas inadequadas, reclamações, negativismo. E esses acionam um ciclo vicioso e negativo que cava ainda mais o buraco e afasta o sonhado resultado.

A frase mais sábia sobre resultado que ouvi foi do Marcelo Silva quando ele era superintendente do Magazine Luiza: “resultado é resultado”. Simples verdade.

O que tira o sono de muitos gerentes é focar no resultado. Mas pense comigo, se ele é apenas o resultado, o foco não deveria ser em quem traz resultado? Então poderia me dizer que a solução é focar na venda… ok, ok, se trabalha com varejo, sem vendas, sem resultados. Mas a venda também é resultado de um processo que envolve vários processos e açōes…então, quem faz a venda e é responsável pelos resultados? As pessoas.

Acredito e sinto que o que tira o sono dos gerentes do varejo são as pessoas, principalmente, as pessoas da equipe, (quem sabe alguns clientes).

Se o gerente vai assumir uma loja nova: O quanto se pode confiar na equipe? Será que as pessoas vão me aceitar? Será que eles vão se comprometer com os objetivos comuns?

Se o gerente já tem uma equipe: O quanto as pessoas estão comprometidas? Por que elas não estão dando o seu melhor para o atingimento dos objetivos comuns?

Foco no capital humano

O foco de uma liderança exemplar são as pessoas – primeiro os clientes internos e depois os clientes externos. Quer dormir melhor? Foque na ocupação e livre-se das preocupações. O que preciso fazer para que as pessoas da minha equipe atinjam seus resultados e ajudem no resultado comum? No curto, médio e longo prazo?

Comece com uma boa análise da sua conexão com você mesmo e depois com as demais pessoas da sua equipe e por fim, o quanto conhece o seu cliente?

Você está no seu melhor estado? Tem cuidado de você? Investido no seu desenvolvimento? Você se considera exemplo inspirador? Suas relações são de confiança?

Você conhece sua equipe? Proporciona orientações, recursos e direcionamentos encorajadores? Você investe no desenvolvimento das pessoas? Você faz reuniões de alinhamentos produtivas e encorajadoras? Você conhece e contribui nas necessidades das pessoas da sua equipe ? Você celebra as conquistas?

Você conhece o perfil do seu cliente? Conhece suas necessidades e desejos? Você o vê com respeito e percebe se a equipe o vê e o trata da mesma forma?

Que tal dormir com a consciência leve e tranquila de quem fez o seu melhor e contribuiu para acionar o melhor das pessoas ao seu redor?

Agora que sabe disso, que tal parar de sofrer e perder o sono?

Boa noite e bons sonhos.

 

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