6 vantagens de se falar a verdade no meio corporativo - Elos 360
6 de Abril de 2017 monica santos

6 vantagens de se falar a verdade no meio corporativo

Ouvimos muito mais sobre falar sobre a verdade do que, de fato, presenciamos a sua prática. Quantas vezes ouvimos ou falamos uma coisa, mas sentimos ou sabemos que é outra? Quantas vezes alguém nos fala que vai fazer uma coisa e faz outra ou não faz? A mentira no ambiente de trabalho é tóxica e causa grandes danos. O fato é que muita gente mente sem saber porque e poucas pessoas sabem o quanto é libertador e saudável falar a verdade.

Abaixo, nós listamos 6 enormes vantagens de se falar a verdade para você se encorajar na prática da transparência. E prepare-se para colocá-la em prática e colher seus frutos!

1) Você tem um dia-a-dia mais saudável

Quando se fala a verdade, liberta-se dos medos, alivia a tensão, diminui o stress e restabelece uma harmonia com o corpo e a alma. Falar a verdade é um princípio que alimenta a nossa essência, logo contribui para a saúde integral. Por outro lado, acontece um grande desgaste interno para encobrir a verdade e muita energia é consumida pela mentira ou omissão. No fundo, a pessoa tem consciência que está desrespeitando um princípio essencial e sua mente aciona a insegurança, o medo e a ansiedade para lidar com as possíveis consequências da mentira. Afinal, todas essas emoções de futuro tiram a paz, o sono a saúde da pessoa no presente.

2) Você ganha mais força interna

Quando se respeita um princípio como a verdade, cria-se um alinhamento entre o pensar, o sentir e o agir correto. Essa autenticidade fortalece a integridade e o caráter, e, com isso, a pessoa fica mais segura consigo mesma e com suas relações. Somente uma pessoa forte e madura tem a coragem de falar a verdade e quanto mais pratica essa verdade mais forte e madura torna-se essa pessoa. É  um ciclo virtuoso de força e libertação.

3) Você ganha uma boa reputação

A fama sempre chega primeiro que a pessoa. E se tem algo difícil de se reverter é o que a maioria pensa sobre alguém. Quem fala a verdade tem boa reputação e alta credibilidade com relação aos demais. Hoje em dia, isso é precioso e abre muitas portas e oportunidades. Uma pessoa que fala a verdade é vista como alguém confiável e confiança é o principal elo entre as relações. Os benefícios de uma boa reputação, não se estende somente às pessoas, mas às empresas que são admiradas pelo mercado. Este, por sua vez, é implacável com as companhias que não são éticas. Os custos da mentira são caríssimos, não só com a perda do valor das ações, mas com a reação e boicote dos clientes.

4) Você melhora as suas relações

Falar a verdade para os outros ajuda a amadurecer a relação e a desenvolver as pessoas envolvidas. É preciso saber como falar a verdade, mas mesmo sem saber como fazer isso, só o fato de revelar já mostra a maturidade e a responsabilidade pela relação. Enquanto mentir desgasta e pode até acabar com a relação, falar a verdade a mantém e a evolui. Além de criar e fortalecer uma base forte na relação, a verdade nos dá oportunidade de crescer juntos e aprender uns com os outros.

5) Você evita desperdícios, retrabalhos e prejuízos futuros

A verdade não só liberta do passado como previne males futuros. Mesmo que seja doído ou vergonhoso, falar a verdade pode evitar sofrimentos maiores. Errou, assuma seu erro com a disponibilidade de pagar preço das suas consequências. Caso contrário, o futuro cobrará um preço muito maior, uma vez que  quanto mais se demora a revelar a verdade, maiores os juros internos e os prejuízos externos. Uma mentira pode fazer com que uma enorme quantia de tempo, energia e até dinheiro sejam gastas à toa.

6) Você cria soluções e novas possibilidades 

Revelar a verdade possibilita enxergar a real e com isso, não só aprender e amadurecer, mas focar na solução. Isso só é possível se a família ou a empresa tem uma cultura de princípios onde se estimula a verdade e seus líderes falam a verdade. Quando uma verdade é recebida com punição, é comum que as pessoas fiquem com medo. Isso retrai também a criatividade e a realidade, uma vez que fica muito mais difícil saber o que está acontecendo ou como as pessoas estão se sentindo. No fundo, as pessoas têm muito medo de falar a verdade, mas quando estão em um ambiente propício, todos focam na solução e na aprendizagem e descobrem o quanto é libertador essa prática.

Então, já convencido das enormes vantagens de se falar a verdade? Saiba também como impedir que a fofoca destrua a sua empresa e como se livrar do medo de dizer a verdade.

 

Você também vai gostar...

Comment (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *