Como se livrar do medo de dizer a verdade no trabalho - Elos 360
8 de março de 2017 monica santos

Como se livrar do medo de dizer a verdade no trabalho

Imagine uma sexta-feira à tarde no escritório. Planos de várias atividades no fim de semana passam por sua cabeça quando, de repente, um amigo chega e, empolgado, diz: “Será que podemos trocar o plantão de sábado? É que tenho um compromisso amanhã e não posso perder”. Com toda a vontade do mundo de dizer não, você acaba concordando e lá se vai o planejamento do sábado por água abaixo. Isso certamente já aconteceu com muita gente. E como podemos nos livrar do medo de falar a verdade?

É o que vamos abordar neste post! Seja no trabalho, em casa ou até mesmo nos momentos de lazer, pode ser muito frustrante omitir a verdade por medo de dizer não. Por isso, é importante modificar este comportamento!

Não tenha medo de dizer “não”

Em muitos casos, pessoas têm dificuldades de falar a verdade por medo de serem criticadas ou até mesmo rejeitadas. Uma dica, além de treinar falar “não”, é também ser receptivo ao não. Afinal, muita gente que tem dificuldade de falar não também detesta ser contrariado. É preciso ter flexibilidade e mente aberta para avaliar objetivamente os fatos e circunstâncias.

A assertividade na maneira de falar também ajuda muito. Muitas vezes a forma como se diz algo pode evitar muitos mal entendidos. Comece a olhar de maneira honesta para seus sentimentos e expresse-os verdadeiramente.

Seja você mesmo

A autenticidade é importantíssima na superação do medo de falar a verdade. Mostrar quem você é e seus pontos de vista ajudam a clarear as mensagens direcionadas a seu interlocutor. Caso contrário, muitos sentimentos negativos poderão ser despertados, como autoagressão, desmerecimento das próprias necessidades, desrespeito por si mesmo, baixa autoestima, entre outros. Por isso, falar a verdade, independentemente do grau de satisfação, é o princípio para evitar futuras frustrações, que certamente serão muito mais prejudiciais a você.

Explore suas potencialidades

O medo traz enraizado uma característica de insegurança. E isto precisa ser trabalhado internamente. Como falar a verdade é uma solução libertadora, que explora as reais potencialidades, a orientação é que você faça treinamentos de desenvolvimento humano.

Muitas empresas têm esta atividade na agenda anual, onde se cria um clima de confiança, trabalhando aspectos emocionais que estimulam o amadurecimento. É preciso que você se responsabilize pelo que sabe e também por suas necessidades, falando sempre a verdade. Trata-se de uma atitude adulta, evitando comportamentos infantis comparados a crianças amedrontadas, que se apegam nas mentiras descaradas.

Seja honesto

Se você tem arrepio de falar em público e é indicado para fazer isto na sua empresa, não hesite em descartar o convite. A honestidade é a chave para evitar transtornos ainda maiores. Deixar de falar sobre isso pode acabar intensificando o problema e, como consequência, o que poderia acontecer na frente da plateia? Tremedeira, vertigem, ansiedade!

Se você é vítima do medo de falar a verdade, vale a pena procurar tratamentos como terapia para trabalhar com mais profundidade essa questão pessoal. Problemas como esse acabam refletindo negativamente em vários aspectos da vida cotidiana. Além disso, lembre-se de que ninguém é obrigado a agradar a todos. É preciso vencer a frustração e ter maior autoaceitação. Afinal, todos nós temos pontos positivos e negativos. A evolução é buscar investir mais nos positivos, combatendo nossos obstáculos.

E você, quer investir mais nos seus potenciais? Então siga nossas redes sociais e veja como é possível vencer as suas limitações!

Você também vai gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *